RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Neta do cantor e compositor Angenor de Oliveira, o imortal sambista Cartola, tomou posse nesta quinta-feira (5) a nova secretária de Cultura do Rio de Janeiro, Nilcemar Nogueira.

Um desafio imediato para a nova gestão da área cultural do município é o pagamento de R$ 25 milhões aos projetos culturais selecionados no edital de fomento, lançado na administração do ex-prefeito Eduardo Paes.

Ela foi apresentada à classe artística pelo prefeito Marcelo Crivella, no Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes – histórico reduto da cultura carioca. Durante a cerimônia, Crivella disse que é preciso ter criatividade em um momento de crise econômica no município.

“Tem fomento, tem verbas, mas estamos em um momento em que precisamos aprender a fazer mais com menos. E as nossas comunidades têm dado o exemplo; fazem muito, com pouco. A gente precisa ser criativo neste momento em que o estado e a cidade vivem momento difícil em sua contabilidade”, disse o prefeito.

Em um auditório lotado de atores, cantores e agentes culturais, Nilcemar prometeu uma gestão de diálogo e transparência. “Eu tenho condições de estabelecer parcerias e, sobretudo, contar com a criatividade dos atores sociais, culturais, e juntar todas essas classes artísticas e todas as linguagens”, disse Nilcemar.

Apesar do discurso de austeridade do prefeito, a nova secretária ressaltou que vai lutar pela dotação de pelo menos 1% do orçamento municipal para a cultura e pela garantia do vale-cultura para promover o acesso à arte a estudantes e famílias de baixa renda.

Fonte: Agência Brasil - Vladimir Platonow (Com informações de Joana Moscatelli, do Radiojornalismo)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31