MINAS GERAIS, Belo Horizonte - A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), recebe até o dia 14 de janeiro de 2017 inscrições de propostas de ações culturais para a ocupação do Museu da Moda (Rua da Bahia, 1.149, Centro) no ano que vem.

Podem ser inscritas propostas de palestras, workshops, reuniões, debates, treinamentos, capacitações, painéis, seminários, apresentações teatrais e de dança e música de câmara, além de exposições. Os editais estão disponíveis para consulta no site bhfazcultura.pbh.gov.br, no link “Licitações e Editais”.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente no Museu da Moda de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, ou enviadas por via postal, registradas e com aviso de recebimento, para o endereço do Museu da Moda (Rua da Bahia, 1.149, Centro, BH, CEP 30160-010).

São dois editais abertos. Um para o uso do Teatro de Bolso e outro para uso dos espaços expositivos. Para o uso dos espaços expositivos do Museu da Moda serão habilitadas propostas relacionadas à moda, nos segmentos de fotografia, design, figurino e estilismo. O objetivo é receber projetos de qualidade que já disponham de patrocínios, mas carecem de espaços e infraestrutura.

Já para o uso do Teatro de Bolso, as propostas precisam estar ligadas às áreas de moda e design (palestras, workshops, reuniões, debates, treinamentos, capacitações, painéis, seminários), dança (ocupação performática com no máximo três artistas), teatro adulto (monólogo ou grupos de até três atores em cena), teatro infantil (com, no máximo, quatro artistas em cena), música de câmara (repertório clássico, jazz ou música popular brasileira, com grupos compostos por instrumentos ou vozes, sendo no máximo um quarteto de cordas ou um quinteto de sopros), além de sessões comentadas de filmes, leitura dramática e contadores de histórias.

O edifício do Museu da Moda é um bem tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Portanto, todas as propostas apresentadas devem respeitar as normas de preservação deste espaço.
 
O Museu Moda
Inaugurado em 2012 como Centro de Referência da Moda, a instituição já foi palco de exposições, debates, seminários e oficinas, além de outras ações de apoio a estudantes universitários de moda, professores, estilistas, profissionais do comércio, indústria e comunidade em geral. Hoje, com a aquisição de um rico acervo, o Centro de Referência tornou-se Museu da Moda, o primeiro museu público do segmento no Brasil.
 
Localizado no centenário prédio neogótico da Rua da Bahia, também conhecido como “castelinho”, o espaço é dotado de duas salas para exposição, salão de música e uma biblioteca.

Fonte: PBH

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31