BAHIA, Salvador - O livro 'Cultura e Políticas Culturais na Bahia', organizado pelo professor e pesquisador Albino Rubim, será lançado nesta terça-feira (20), às 18h, no auditório do Museu de Arte da Bahia.

A obra reúne 11 artigos assinados por 17 autores que vivenciaram os desafios de formular políticas públicas. Os textos refletem sobre questões como: as redes de cultura, as caravanas culturais, a economia da cultura e o patrimônio cultural. Na ocasião, os autores participam de uma roda de conversa sobre os desafios atuais da cultura e das políticas culturais do novo e do velho cenário brasileiro.

A articulação necessária entre a reflexão e a experiência prática na gestão das políticas culturais na Bahia é a proposta do trabalho, que possui três apresentações, assinadas por estudiosos da cultura e das políticas culturais no Brasil: "A cultura, a universidade e a gestão: interseções", de Alexandre Barbalho; "Transformar-se pela cultura: universidade e políticas culturais na Bahia", de José Roberto Severino e "Um olhar sobre a experiência das políticas culturais da Bahia: cultura e território", de Lia Calabre. Já Albino Rubim, que foi secretário de Cultura do Estado da Bahia entre os anos de 2011 e 2014, assina o artigo "Caravanas e Políticas Culturais".

Entre outros temas abordados estão: "A formação como desafio coletivo nas políticas de cultura da Bahia e do Brasil", de Clélia Neri Côrtes e Laura Bezerra; "Redes de cultura na Bahia: fragilidades, desafios e potencialidades", de Taiane Fernandes; "A economia da cultura como vetor de desenvolvimento para o estado da Bahia: algumas reflexões", de Carmen Lúcia Castro Lima. Daniel Carneiro, Luiz Felipe Dunham, Pierre Malbouisson, Rita Clementina e Tais Viscardi, também fazem parte do livro.

Compõem a obra, ainda, os artigos "Por um outro moderno da Bahia", de Marcelo Rezende; "Arte, corpo-sujeito e comunidades de sentido no entrelaçamento educação e cultura", de Beth Rangel; "Arte da conexão: mobilidades e criações artísticas, iniciativas de promoção cultural na Bahia", de Monique Badaró; "A literatura em discussão: nota sobre literatura e políticas culturais", de Milena Britto; "Editais Setoriais e a política pública para a dança no estado da Bahia: fluxos e refluxos", de Matias Santiago; "Patrimônio cultural: possibilidades e consequências", de Elisabete Gándara Rosa e "Patrimônio cultural imaterial", de Antonio Roberto Pellegrino Filho.

O Museu de Arte da Bahia é uma unidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, autarquia da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa).

Serviço
Lançamento do livro: 'Cultura e Políticas Culturais na Bahia'
Roda de conversa com os autores
Quando: terça-feira (20), às 18h
Organizador: Albino Rubim
Editora: Casa Aberta - 256 páginas
Valor do livro: R$20,00 (preço especial para o evento de lançamento)
Onde: Auditório do Museu de Arte da Bahia - Av. Sete de Setembro, 2340 - Corredor da Vitória

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31