RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Santo Cristo ganhará um novo parque urbano neste sábado, 3 de dezembro, com plantas nativas e, futuramente, mobiliário urbano inovador com locais para descanso, trabalho, apresentações artísticas e alimentação.

A cerimônia de inauguração começará às 11h, seguida por atividades culturais durante todo o dia com grupos artísticos da Região Portuária.

Na ocasião, será divulgado o nome do espaço, eleito por meio de campanha popular promovida pelo Rua City Lab, Edifício Novocais do Porto e Arca Urbana/Impact Hub em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp). Ao todo, foram recebidas 600 sugestões que passaram por dinâmicas em grupo até que chegassem a apenas cinco alternativas. Mais de 2.000 pessoas votaram e ajudaram a escolher o nome do passeio público.

O evento de inauguração organizado pelo grupo Tend’Oyá, formado por integrantes do projeto Embarca no Porto, tem como objetivo consolidar o empreendedorismo e a economia na região. Após a cerimônia oficial, haverá programação de dança, música, graffiti, moda e feira gastronômica e de artesanato.

Confira a programação:
11h - Cerimônia de inauguração
12h - Efeito Urbano - apresentação de dança
12h15 - Cidade de Deus em Cena - apresentação de teatro
12h40 - Subúrbio Fashion - desfile de moda
13h - Efeito Urbano - apresentação de black music
14h - DJ Rodrigo Cavalcanti
15h - Capoeira - Mestre Flávio Ribeiro
15h30 - Forró do I Love MP
16h - Zulu Nation
17h - Charme Carioca
18h - Vizinha Faladeira - Mestre China e componentes

Parque urbano terá 6 mil metros quadrados
A área abrange a Avenida Cidade Lima, a Via Binário do Porto, a Rua Cordeiro da Graça e a Avenida Professor Pereira Reis. O projeto de arquitetura e paisagismo foi desenvolvido por Sérgio Santana e terá plantas nativas da Mata Atlântica. Objetos encontrados nas escavações das obras do Porto Maravilha – como âncoras de navios –, estarão futuramente expostos, guardando assim conexão com a história local. O mobiliário urbano do passeio está em desenvolvimento por meio de um Desafio de Design entre estudantes das universidades UFF, PUC, ESDI/Uerj e UFRJ, sob o viés de inovação no uso de materiais.

O projeto consolida a revitalização no Santo Cristo, bairro da Região Portuária que recebe obras de infraestrutura, mobilidade, novas edificações e agora ganha espaço de convivência. "Queremos potencializar os aspectos culturais, econômicos e sociais do Porto Maravilha na área do Santo Cristo. Por isso, a Prefeitura do Rio trabalha em parceria com empreendedores locais para desenvolver toda a região”, diz Alberto Silva, presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp).

Para Daniel Kraichete, diretor do Distrito Criativo do Porto e curador de design do Rua City Lab, laboratório de experiências urbanas que abriu as portas no bairro em agosto deste ano, o Santo Cristo o parque urbano vai contribuir para que as pessoas circulem e ocupem o bairro que em revitalização. “Nosso objetivo é fomentar iniciativas de criatividade, inovação, empreendedorismo e entretenimento naquela parte da cidade”, diz Daniel Kraichete.

Sobre o Rua City Lab
O Rua City Lab é um laboratório de experiências urbanas focado em Economia Criativa e Colaborativa que oferece coworking, formação, capacitação, eventos e galeria de arte, na Região Portuária do Rio. No bairro de Santo Cristo, o espaço multiuso tem 2 mil metros quadrados e está aberto normalmente de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h, com horários diferenciados para programações especiais divulgadas nas redes sociais.

Serviço
Inauguração Parque Urbano
Data: 3 de dezembro, sábado
Horário: das 11h às 19h
Endereço: Avenida Professor Pereira Reis, 54, Santo Cristo – Rio de Janeiro
Como chegar: VLT Parada Santo Cristo (sentido rodoviária); VLT Parada Pereira Reis (sentido Santos Dumont)

Fonte: Boletim CDURP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31