MINAS GERAIS, Belo Horizonte - O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal e a FAOP – Fundação de Arte de Ouro Preto apresentam a exposição “FAOP – 44 anos do Concurso Nacional de Presépios” como parte integrante da programação do Circuito de Presépios e Lapinhas, do Circuito Liberdade, que estará disponível para visitação de 6 de dezembro a 8 de janeiro, no horário de funcionamento do Museu.

O lançamento da exposição será no dia 06 de dezembro, às 18h30, com apresentação do Concerto de Natal “Na Leveza da Música”, pelo Coral Canarinhos de Itabirito, às 19h.

A ação vem relembrar a tradição dos presépios e celebrar o já tradicional Concurso Nacional de Presépios, realizado pela FAOP e em sua 44ª edição no ano de 2016. As obras expostas compõem parte do acervo da instituição e refletem a diversidade e a criatividade tão peculiares em vários lares brasileiros na época do Natal.

A argila moldada pelo toque das mãos, o entalhe firme e delicado na madeira, o polimento cuidadoso da pedra, as cores e os traçados que inscrevem formas nos tecidos, a modelagem minuciosa dos personagens, a transformação dos materiais cotidianos em arte, o cuidado em cada detalhe, a criatividade que permite o novo e a reinvenção do já existente, a marca do artista e do artesão, tudo isso compõe uma narrativa que diz da rememoração e atualização de uma história que se conta há mais de dois mil anos.

Coral Canarinhos de Itabirito
O Coral Canarinhos de Itabirito apresenta o concerto “Na Leveza da Música”, em uma edição especial de Natal, com canções que trarão a leveza e a beleza dessa época tão especial. O repertório escolhido traz grandes clássicos e outras músicas que farão com que o público entre no clima do Natal, de uma forma única.

Fundado na cidade mineira de Itabirito pelo Padre Francisco Xavier, o Coro infanto-juvenil Canarinhos de Itabirito tem 43 anos de muita música e histórias para contar. Filiado à Federação Internacional Pueri Cantores, realizou turnês e concertos em dez estados brasileiros e no Chile. Cumprem uma agenda anual de 80 apresentações regionais e interestaduais participando de festivais e congressos. O grupo é composto por jovens músicos com idades entre 10 e 23 anos, sendo que além de cantar todos tocam pelo menos um instrumento musical. Sua trajetória fonográfica inclui dois DVD’s sendo o primeiro intitulado Viva Mozart, e o outro, intitulado Paixão e Fé, ao vivo, no Grande Teatro do Palácio das Artes em Belo Horizonte, e um CD com canções de autoria de seu fundador. É regido pelo Maestro Éric Lana com a Preparação Vocal de Thays Simões.

Exposição: FAOP – 44 anos do Concurso Nacional de Presépios
Circuito de Presépios e Lapinhas do Circuito Liberdade
Período: De 6 de dezembro a 8 de janeiro
Horário de visitação: De 6 a 30 de dezembro – horário especial de fim de ano: de terça a sábado, das 12h às 22h, e domingo, das 12h às 20h. De 01 a 08 de janeiro, de terça a domingo, das 12h às 18h, e às quintas, das 12h às 22h.
Lançamento: 6 de dezembro, às 18h30. Às 19h, apresentação do Coral Canarinhos de Itabirito.
Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

Fonte: MM Gerdau

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31