RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Localizado em Vila Dois Rios, área de proteção ambiental, o Ecomuseu Ilha Grande da Uerj vem se consolidando como atração turística da Costa Verde. Além da beleza natural, história e cultura estão presentes através dos núcleos Museu do Cárcere, Museu do Meio Ambiente, Centro de Multimídia e Parque Botânico.

Recentemente inauguradas, as unidades do MuMA e do Parque Botânico são responsáveis pelo aumento do número de visitantes na região. Turistas chegam para conhecer a exposição `Certos Modos de Ser Caiçara`, sobre o universo das comunidades situadas no litoral sul fluminense, tais como saberes, fazeres, crenças, valores, ambiente de trabalho, lazer, entre outros.

.Do mesmo modo, se impressionam com as ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes, implodido em 1994. Ao longo do caminho em direção ao Parque Botânico, é possível deparar-se com fragmentos de antigas instalações, misturados à nova vegetação que floresce após projeto de replantio de espécies nativas.

Mas as atrações não param. No lugar onde funcionava a padaria do presídio, a mostra `Comida e Cárcere` reproduz a rotina alimentar da instituição. No prédio principal do MuCa, mais exposições permanentes. `100 anos de presídio` traça um panorama das diferentes unidades prisionais implantadas na Ilha Grande, a partir de 1894. `Sistema Penitenciário do Rio de Janeiro: ontem e hoje` apresenta imagens e registros diversos sobre o cotidiano das prisões estaduais. Já `Ecomuseu Recicla` exibe vários objetos produzidos com garrafas pets, madeiras e tecidos pelo artesãos locais.

Para quem gosta de cinema, fotografia e vídeo, o Centro de Multimídia vem oferecendo oficinas sazonais. Dependendo da época, o visitante pode aproveitar para participar das atividades programadas, além de conhecer um pouco mais sobre a pesquisa de documentos e filmes, realizada pelo respectivo núcleo.

De acordo com o coordenador geral do Ecomuseu Ilha Grande, Gelsom Rozentino, a intenção é dar continuidade às ações que integrem comunidade, patrimônio cultural e meio ambiente. "É de fundamental importância a universidade estar se ocupando da preservação da memória e da tradição da região, além de desenvolver projetos ecologicamente sustentáveis", afirma.

O espaço fica aberto de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Para chegar à Vila Dois Rios, o acesso é feito através de trilha, partindo do Abraão. São 11 Km de estrada, que liga a costa norte à sul. A caminhada pode ser considerada média, com duração de aproximadamente duas horas e meia. Ao final do percurso, fica difícil resistir ao mergulho nas águas cristalinas da praia do vilarejo ou nos rios que cortam o lugar.

Serviço: Ecomuseu Ilha Grande

Local: Rua Amapá, s/nº - Vila Dois Rios - Ilha Grande

Visitação: De terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Mais informações: (24) 3361-9055 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Fonte: UERJ

(Nota do editor: notícia originalmente publicada em 27/01/2016 - 18 visitas até 17h)

 

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31