RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Oi Futuro inaugura neste sábado (5) a exposição “No Meio de Tudo Isso”, do poeta, escritor, letrista e diretor teatral Jorge Salomão, que comemora 70 anos (03/11/1946 - Jequié, BA).

A exposição, que faz parte do Programa Poesia Visual, com curadoria de Alberto Saraiva, será uma retrospectiva do artista, que, além de ser um reconhecido poeta e agitador cultural do circuito das artes, também tem letras gravadas por grandes nomes da MPB. Jorge Salomão ocupará a galeria 2, no terceiro andar do centro cultural em Ipanema.

No texto “Parecer”, um dos destaques da exposição, o poeta exalta a liberdade que sempre sentiu diante da vida e da sua escrita. "Sou de um país maravilhoso e também cheio de boçalidades. Uns fazem beição. Outros beicinhos para qualquer um que queira pular as cercas da linguagem, levantar a voz num tom distante do normal. Chamo o que quero de poesia, pois sempre me permiti a absoluta liberdade frente às coisas. Assim sou, assim serei. E isso é poesia ou não, se eu quiser”, arremata Jorge. "Esse texto é uma espécie de manifesto", complementa.

“Jorge Salomão é um poeta que extrapola seu tempo. Ele é um autêntico representante da ‘Poesia Total’ dos últimos 30 anos no Brasil. Chamo de ‘Poesia Total’ a produção geral que aglutinou pessoas como Torquato Neto, Waly Salomão, Jorge Salomão, Oscar Ramos, Luciano Figueiredo, Caetano Veloso e Gilberto Gil, entre outros que deram origem à famosa e icônica Revista Navilouca. Eles construíram um formato que atravessou várias mídias, desde aquelas especificamente visuais até a música popular brasileira, que fundiu o erudito e o popular. A MPB foi o grande eixo responsável por reunir artistas visuais, poetas, músicos e intérpretes” acrescenta o curador do Alberto Saraiva.

A exposição fica no Oi Futuro até 8 de janeiro, com visitação de terça a domingo, das 13h às 21h. A entrada é franca e a classificação, livre. O Oi Futuro Ipanema fica na Rua Visconde de Pirajá, 54.

Fonte: Jornal do Brasil

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31