RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Museum Academy, projeto que nasceu do intercâmbio entre gestores de museus do Brasil e do Reino Unido, terá uma segunda edição de 17 a 21 de outubro, no Rio de Janeiro.
Promovido pelo British Council, o curso sobre desenvolvimento de público será realizado em parceria com o Museu de Arte do Rio – MAR, e terá a participação de profissionais britânicos e brasileiros. A primeira edição aconteceu ano passado, em São Paulo, e contou com a parceria da Secretaria de Cultura do Estado.
O curso será coordenado por Bill Griffiths, diretor do Tyne and Wear Archives & Museums (TWAM). “Iremos explorar vários aspectos do desenvolvimento de público, incluindo marketing, segmentação de audiência, engajamento comunitário e desenvolvimento de parcerias fora da nossa própria área de competência”, explicou.
As aulas serão ministradas por Karen Davies, diretora de Projetos e Pesquisas Didáticas do Science Museum, e Liz Smith, diretora de Participação e Aprendizado da National Portrait Gallery, de Londres. Haverá ainda a participação de palestrantes brasileiros e visitas a museus da cidade.
Foram selecionados representantes de instituições do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Pernambuco, que deverão desenvolver um projeto de desenvolvimento de público durante a semana do curso. O último dia será aberto ao público, com atividade gratuita para até 70 pessoas. “Nosso objetivo é que, ao final da semana, os participantes tenham obtido uma maior compreensão dos vários elementos abordados e a confiança para buscar novos públicos para as suas instituições”, explicou.
Effie Vourakis, gerente de Projetos do British Council, ressaltou que o Museum Academy é destinado a profissionais de museus: “O objetivo é promover o intercâmbio entre profissionais das esferas municipal, estadual e federal, além de diretores e gerentes de museus brasileiros e britânicos”. Na primeira edição, participaram 25 pessoas de museus de cinco estados brasileiros. “Trabalhando entre britânicos e brasileiros, eles tiveram a oportunidade de aprender como trazer novos públicos e como engajá-los nas causas dos museus”, relatou Lucimara Letelier, diretora Adjunta de Artes do British Council.
O Museum Academy é resultado do Transform, programa de cooperação cultural e artística entre o Brasil e o Reino Unido, desenvolvido entre 2012 e 2016 como parte do legado Olímpico. As ações do Transform compreendem sete áreas distintas: artes visuais & museus, cinema, dança, economia criativa, literatura, música e teatro.
Sobre o British Council
O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. www.britishcouncil.org.br.
Serviço
Museum Academy - Rio 2016
Curso de Desenvolvimento de Público em Museus
Data: 17 a 21 de outubro
Local: Museu de Arte do Rio de Janeiro
Programação
Segunda-feira, 17 out 2016 – 9h às 17h
- Café da manhã de boas-vindas
- Apresentação geral e introdução ao curso
- Desenvolvimento de público: o que é, por que fazê-lo, como escrever um Plano de Desenvolvimento de Público
- Visita, palestra e debates no Museu do Amanhã
- Palestrantes: Alexandre Fernandes, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Público do Museu do Amanhã; Laura Taves, coordenadora de Relações Comunitárias do Museu do Amanhã
Terça-feira, 18 out 2016 – 9h30 às 17h
- Segmentação de público
- Marketing e mídia social
- Caso de estudo brasileiro: Museu da Vida
- Palestrante: Diego Bevilaqua, chefe do Museu da Vida/ Fiocruz
Quarta-feira, 19 out 2016 – 9h30 às 17h
- Engajamento de público e comunidades
- Caso de estudo: Science Museum
- Início da elaboração dos projetos individuais
- Visita, palestra e debates no Museu de Arte do Rio
- Palestrante: Janaína Melo, gerente de Educação do Museu de Arte do Rio e Escola do Olhar/ Instituto Odeon
Quinta-feira, 20 out 2016 – 9h30 às 13h
- Liderança e influência
- Como trabalhar em parceria no setor cultural
- Ônibus para o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea
- Visita, palestra e debates no Museu
- Palestrante: Raquel Fernandes, diretora do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea
Sexta-feira, 21 out 2016 – 9h30 às 17h
- Discussão sobre projetos individuais, ajustes, apresentação dos projetos
- Apresentação dos projetos, cerimônia de encerramento
Sábado, 22 out 2016 – 9h às 13h
Seminário aberto a público
- Apresentação do IMA e resumo dos tópicos do curso
- Vivência com o público, dividido em mesas de debates
- Feedback e encerramento
Fonte: divulgação por e-mail