SÃO PAULO, São Paulo - A CAIXA Cultural São Paulo apresenta entre os dias 08 de outubro e 04 de dezembro de 2016 a exposição “Castelos de Areia”, da artista visual, crítica de arte e escritora Katia Canton.

A mostra gratuita, que tem curadoria de Adriana Rede e expografia de José Marton, traz em seu título a promessa de uma felicidade singela, que pode se desfazer a qualquer momento.

“O termo ‘castelo de areia’ pode aparecer nos lugares mais inesperados. Remete às brincadeiras de crianças na praia, mas também se refere às ilusões, que são construídas sem alicerces firmes, e tendem a se desmanchar”, diz a curadora, que selecionou mais de 80 obras, entre desenhos, pinturas, instalações e vídeo, quase todas inéditas.

Entre os trabalhos novos, estão os das séries “Acasos”, que reúne 30 obras, de dimensões que vão de 20x20cm a 80x90 cm, desenhos criados a partir de manchas de nanquim, que buscam dar sentido ao acaso, e “Casinhas”, pinturas em larga escala onde imagens de inspiração singela parecem prestes a serem apagadas por manchas escorridas na tela, “como que prevendo um desmanche dos sonhos infantis”, explica a artista. Outra série de destaque é “A Cura”. Ocupando a sala final da exposição estão pinturas feitas com diferentes medicamentos, como povidine, merthiolate, iodo, rifocina e violeta genciana, além de pratinhos pintados, livros antigos abertos, com citações sobre a permanência dos desejos na voz de personagens de contos de fadas, e um vestido bordado. Trata-se de um espaço intitulado Sala da Cura ou da Redenção.

Duas instalações serão desenvolvidas para a mostra. “Castelo de Areia” é construída com cerca de 40 kg de areia e bonecos variados. “Instabilidade do Lar” traz casinhas de madeira suspensas no espaço arrancadas do chão com uma rede de pesca. Na parede atrás dela, será projetado o vídeo que deu nome à exposição. Projetado em looping (1min30) ele mostra o resultado das oficinas feitas pela artista com jovens de comunidades de Ilhabela, que frequentam a Associação Barreiros. Na praia, os jovens se empenham na construção dos castelos, erguidos com capricho e expectativas e, ao fim, esperam que eles sejam levados pelas águas do mar.

Estão ainda na seleção da mostra, 16 desenhos em nanquim da série “Conto de Fadas” – objeto de pesquisa de Canton desde 1987, quando iniciou seus estudos sobre o assunto no departamento de artes da New York University --além de quatro telas da série “Profundezas dos Bosques”, que revelam palavras e frases secretas, escritas pela artista e ocultadas sob camadas protetoras de tintas. O título dessa série homenageia o escritor israelense Amós Oz, autor de um livro com o mesmo título.

A artista
Katia Canton nasceu em São Paulo. Estudou arquitetura na Universidade Mackenzie, formou-se em jornalismo na ECA USP e estudou Literatura e Civilização Francesas no Cours Superière de Nancy II, em pareceria com a Aliança Francesa. Vivendo em Nova York por vários anos, fez mestrado e doutorado em artes interdisciplinares pela Universidade de Nova York, focando sua pesquisa na relação da arte, dança e literatura com os contos de fadas. É artista visual, professora, curadora e atualmente vice-diretora do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MAC/USP).

Como escritora, publicou cerca de 50 livros, entre eles “The Fairy Tale Revisited” (Peter Lang, 1994; Prêmio Contemporary Authors do Gale Research Institute, de Michigan, Estados Unidos) e de volta ao Brasil Maria Martins: O Mistério das Formas (Paulinas, 1998; Prêmio Jabuti 1998) . Apaixonada por contos de fadas desde a infância, ela se dedica ao tema em pesquisas e produções há mais de 20 anos.

EXPOSIÇÃO “CASTELOS DE AREIA” – KATIA CANTON
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro (Metrô Sé) | Telefone: (11) 3321-4400
Abertura: 08 de outubro (sábado), às 11h – Visita guiada com a artista às 12h
Visitação: 09 de outubro a 04 de dezembro | Horário: terça a domingo, 9h às 19h
Classificação indicativa: livre para todos os públicos.

Programação paralela à mostra “Castelos de Areia”
Palestra/encontro Artista e Curadora: dia 22/10, sábado, às 15 horas,
com Adriana Rêde (curadora) e Katia Canton (artista) sobre os processos criativos para a mostra e lançamento do catálogo. Público adulto.
Oficinas de micropoesia: 30 de outubro, domingo, às 15h. Público infantojuvenil e adulto.
Inscrições: inscriçãEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Visitas monitoradas e transporte gratuito para instituições e escolas públicas. Agendamento e informações – tel. 11.33211100
Entrada franca – Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Fonte: Caixa Cultural SP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31