PARANÁ, Curitiba - O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura a exposição “Memória das Ruas – Retratos dos Personagens de Curitiba” no dia 24 de setembro, sábado, às 11 horas.

Realizada em comemoração aos 140 anos do Museu Paranaense (MP), a mostra apresenta retratos de personalidades da sociedade curitibana preservados no acervo do museu, além de peças do próprio acervo do MON, somando mais de 100 obras entre pinturas e esculturas.

Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON, ressalta que os acervos são a memória das instituições museológicas, que devem ser sempre valorizados e bem conservados. “É importante realizar exposições que mostrem ao público a história dos museus, seus acervos e a preservação dos patrimônios artísticos”, afirma.

“Nós temos uma data muito importante para comemorar este mês que são os 140 anos do Museu Paranaense, referência da nossa história, da história do Paraná e do povo do Paraná. Essa exposição, que vai trazer a memória das ruas, os retratos dos personagens de Curitiba, é muito legal e fundamental para a valorização da cultura paranaense”, comentou o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

A coleção de retratos do MP foi instituída em 1886 sob o título de Pinacoteca Paranaense. “A mostra tem como objetivo valorizar o próprio acervo do Museu Paranaense acerca de personagens que participaram da história do Paraná, cujos retratos se encontram em exposições ou reservas técnicas”, diz o curador da mostra e diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro Jr.

Entre as personalidades representadas estão Romário Martins - diretor do Museu Paranaense por 26 anos, Manoel Ribas, João Turin, Hermínia Lupion, Guido Straube, Emília Ericksen, Brasilio Itiberê da Cunha, entre muitos outros. São figuras que contribuíram com a construção da identidade e memória da cidade de Curitiba.Curi

A exposição “Memória das Ruas – Retratos dos Personagens de Curitiba” também faz parte da programação especial da 10ª Primavera dos Museus, ação promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que conta com diversas oficinas preparadas pela equipe da Ação Educativa.

Serviço
Exposição “Memória das Ruas – Retratos dos Personagens de Curitiba”
Abertura: 24 de setembro de 2016, sábado – entrada gratuita entre 10h e 12 horas
Visitação: até 5 de fevereiro de 2017
Sala 3

Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999
Visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada)
www.museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: Museu Oscar Niemeyer

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31