RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - O Museu da Imagem e do Som (MIS) – espaço vinculado à Secretaria de Estado de Cultura – ¬ promove no dia 20 de setembro (terça-feira), às 14h, o Pequeno Encontro de Discotecas do Rio de Janeiro, evento gratuito integrante da 10ª Primavera dos Museus, a realizar-se na sede da Praça XV.

O encontro tem por objetivo reunir profissionais que trabalham com acervos de música impressa, analógica, eletrônica e digital, além de estudantes.

Este evento surgiu a partir do I Encontro Internacional de Discotecas no Centro Cultural São Paulo, realizado pela Discoteca Oneyda Alvarenga em julho deste ano.Pretende-se apresentar e debater com o público interessado alguns aspectos das coleções representativas da cidade, como o Instituto Moreira Salles, o Instituto Cravo Albin, a Funarte e o Museu da Imagem e do Som.

Rosa Maria Araujo, presidente do MIS, abrirá o evento, que terá mediação de Maria Thereza Kahl Fonseca, diretora técnica da instituição. Bia Paes Leme, coordenadora de música do Instituto Moreira Salles, falará sobre as coleções que compõem o acervo de discos da instituição, além dos procedimentos de conservação, catalogação e digitalização. Thiago Portella, coordenador técnico do acervo do Instituto Cravo Albin vai contar para o público sobre as diversas coleções do acervo sonoro da instituição, disponíveis em suportes variados, como long plays e acetatos, entre outros.

Flávio Silva, da Funarte, falará sobre a Discoteca Pública do Distrito Federal e Pedro Dias, coordenador do setor sonoro do Museu da Imagem e do Som, pretende focar no acervo de discos 78 RPM produzidos entre 1902 e 1964, produtos do mercado fonográfico desse período (representando 30% do total de documentos da discoteca), além do histórico das coleções de discos presentes na instituição, sua origem, formatação e tratamento técnico documental.

Para participar do evento, as inscrições podem ser feitas até o dia 19 de setembro, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Basta enviar o nome completo, e-mail e a instituição em que trabalha.

A Primavera dos Museus é uma temporada cultural em que museus de todo o país, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/Ministério da Cultura, promovem eventos em torno de um mesmo tema.

A 10ª edição da ação será realizada de 19 a 25 de setembro de 2016 e terá como mote museus, memórias e economia da cultura.

Fonte: Jornal do Brasil

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30