RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro anunciou o lançamento de um conjunto de nove editais, distribuídos em 16 linhas de ação, em parceria com o programa Caminho Melhor Jovem, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, e com a Light, por meio do Programa de Eficiência Energética, da Agência Nacional de Energia Elétrica, e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

A proposta é estender, a 30 municípios do estado, da área de concessão da Light, os resultados alcançados pelo programa Favela Criativa na cidade do Rio de Janeiro. O evento de lançamento aconteceu no Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, no último sábado (10/09) e as inscrições podem ser feitas, a partir desta segunda-feira (12/09/2016) pelo Cultura.RJ.

Ampliado para abrigar a diversidade de territórios, incluindo quilombos, espaços rurais e espaços urbanos como um todo, o programa passa a se chamar Territórios Culturais RJ / Favela Criativa e prevê um investimento de R$ 6,5 milhões, com recursos da Light, oriundos do Programa de Eficiência Energética da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Programa Caminho Melhor Jovem, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude. Estes recursos serão distribuídos entre mais de 130 projetos, circunscritos aos 31 municípios atendidos pela Light e a 15 favelas em áreas de UPP - estas, beneficiadas pelo Caminho Melhor Jovem.

Os editais reafirmam a estratégia da Secretaria de Cultura de estender suas ações à Baixada Fluminense e ao interior do estado. O incentivo de ações criativas e inovadoras, com respeito às particularidades de cada localidade, gera um impacto positivo e estimula o desenvolvimento social e econômico desses territórios a partir da cultura.    

As linhas de ação serão oferecidas de acordo com os seguintes eixos:   
1) Desenvolvimento Territorial:    - Cidades Criativas RJ   - Cidades Criativas RJ Incubação*   - Territórios Culturais em Rede**  

2) Formação: - Laboratório de Audiovisual - Elaboração e execução - Laboratório de Audiovisual - Produção de curta-metragem - Laboratório de Animação - Laboratório de Aplicativo para Celular - Laboratório de Artes Cênicas - Laboratório Intercâmbios - Laboratório de Produção Cultural - Laboratório de Produção Textual - Laboratório de Mediação de Leitura  

3) Fomento: - Agenda Funk RJ - Geração Cultura RJ - Memória e Cidadania   

* este edital irá ao ar em breve.
 ** esta linha de ação irá ao ar no futuro, após a seleção dos contemplados nos demais editais e linhas de ação.

Fonte: SEC RJ

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31