BAHIA, Salvador - O pré-lançamento do Site: cemicampodapolvora.com.br tem como objetivo disponibilizar para a sociedade acesso a pesquisa realizada pela historiadora Elza Elisa Pereira


Site: http://cemicampodapolvora.com.br/

A pesquisa é sobre o cemitério dos escravos do Campo da Pólvora que existiu na cidade de Salvador-Bahia no decorrer dos séculos XVI ao século XVIII.

Tendo como base revisões bibliográficas de autores que tratam do tema e análises de fontes primárias, como os livros de Banguês sob a tutela da Santa Casa de Misericórdia da Bahia e o livro de tombamentos de bens e imóveis, a autora aborda de como a desativação deu-se início a abertura de um novo tempo para as atividades mortuárias na colônia. .

É importante ressaltar que o trabalho mostra o papel da Santa Casa e o monopólio fúnebre no período, ficando a mesma responsável pelos sepultamentos, as relações de convívio entre escravizados e senhores e como tais relações permitiam que mortos fossem sepultados nas igrejas, lembrando que os enterramentos em igrejas não eram permitidos para corpos negros.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Lei Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

O Campo da Pólvora também foi cenário de execuções de revoltosos dos principais levantes no Brasil colônia, como é o caso da Revolta de Pernambuco onde os condenados vieram trazidos para serem executados no local, os revoltosos da emblemática Revolta dos Malês, ocorrida em 1835 em Salvador.

Tendo em vista que o Campo da Pólvora estava diretamente associado ao esquecimento e desonra , o site buscará remeter a memória das pessoas que ali foram sepultadas em covas rasas, escravizados, prostitutas, revoltosos, que suas histórias de tamanha relevância não sejam esquecidas.



Serviço
O que: Por um resgate a memória, Cemitério dos escravos do Campo da Polvora, Salvador-Bahia (1826-1840)
Quando: 09 de abril às 18h
Onde: Instagram - @elysapereira
Site - cemicampodapolvora.com.br

Fonte: SecultBA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31