MINAS GERAIS, Belo Horizonte - O Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB), que teve parte de seu acervo atingido por um incêndio em junho do ano passado, promove, nesta quarta-feira, dia 13 de janeiro de 2021, a partir das 18h, uma conversa on-line sobre os desafios e oportunidades que envolvem os museus universitários do Brasil e de outros países


Réplica do acervo de paleontologia em exposição no MHNJB (Flickr UFMG)

Com participação aberta ao público, a atividade terá transmissão pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) no YouTube e contará com tradução em Libras.

Museus universitários: desafios e oportunidades é o tema do evento, que reunirá a reitora Sandra Regina Goulart, presidente do Grupo de Trabalho Museus Universitários da Andifes, da professora Marta Lourenço, da Universidade de Lisboa e presidente do International Council of Museum's Committee for University Museums and Collections (Umac/Icom), e da diretora do Departamento de Processos Museais (DPMUS) do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Carolina Vilas Boas. A mediação será feita pela professora Mariana Lacerda, diretora do MHNJB.

“Ambientes que possibilitam o encontro de diferentes temporalidades, que preservam nosso patrimônio cultural e científico, os museus universitários também produzem e difundem conhecimentos das mais diversas áreas. São locais de grande importância para as sociedades e de inúmeras oportunidades, mas que exigem a superação de vários desafios para permanecerem ativos”, afirma a professora Mariana Lacerda, ao resumir a temática do evento.

A programação inclui o lançamento de nova ação do MHNJB e intervenção cultural da Orquestra Atípica de Lhamas.

Participantes
Marta Lourenço é pesquisadora nos museus da Universidade de Lisboa, desde 2006. Tem formação em Física (Universidade de Lisboa) e mestrado em Museologia (Universidade Nova de Lisboa). Seu doutorado em Museologia e História da Tecnologia (CNAM, Paris) abordou a natureza e o significado contemporâneo das coleções universitárias na Europa. Ela ministra o curso de Museus, Coleções e História da Ciência no Programa de Mestrado e Doutoramento em História e Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Lourenço preside a Umac, o Comitê do Icom para museus universitários e coleções.

Carolina Vasconcelos Vilas Boas é mestre pelo Programa Interunidades em Museologia, onde desenvolveu pesquisa sobre o papel dos museus na transformação urbana de Medellín, na Colômbia. É bacharel e licenciada em História pela USP, onde também cursou Especialização em Museologia. É diretora de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Atua também no Comitê Internacional para as Coleções e Atividades dos Museus de Cidade (Camoc), do Conselho Internacional de Museus (Icom).

Reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida foi vice-reitora da Instituição na gestão 2014-2018 e diretora de Relações Internacionais (gestão 2002-2006). Formada em Letras pela UFMG (1986), tem mestrado pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (1990), doutorado pela mesma instituição (1994) e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em New York, em 2000-2001, e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2008. É professora titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG desde 2011. Em junho do ano passado, Sandra Goulart Almeida assumiu a coordenação do Grupo de Trabalho Museus Universitários, instituído pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior (Andifes) para propor alternativas para garantir o funcionamento e o financiamento público dessas instituições.

Mariana de Oliveira Lacerda é professora do curso de Turismo da UFMG. Graduada em turismo, especialista em turismo e desenvolvimento sustentável (2002), mestre (2005) e doutora (2014) em Geografia pela UFMG. De 2014 a 2019, foi diretora do Instituto Casa da Glória, em Diamantina, órgão complementar da UFMG vinculado ao Instituto de Geociências. Em agosto de 2019, assumiu a direção do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.

Fonte: UFMG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31