SÃO PAULO, São Paulo - Visitas podem ser agendadas por telefone ou e-mail


Foto: divulgação

O Museu da Imagem e do Som de Ribeirão Preto “José da Silva Bueno” (MIS RP) foi reinaugurado e seu acervo, após anos guardado em salas provisórias no prédio da Secretaria da Cultura do município, estará disponível para visitação na nova sede, localizada no imóvel tombado da antiga Casa de Câmara e Cadeia, na Rua Cerqueira César, nº 371, Centro.

Com visitas a partir de 05 de janeiro, a exposição “MIS RP: a constituição de um acervo público e suas novas estratégias” é composta pela Mostra do acervo MIS RP “A retomada de um patrimônio cinematográfico”, com curadoria de Belisa Figueiró e Milena Maganin, que resgata uma pequena parte do amplo patrimônio cinematográfico do Museu, com enfoque no filme “O último cangaceiro”, dirigido por Carlos Mergulhão e lançado em 1971. Sobre essa obra, destacam-se os documentos de liberação da censura para a exibição nas salas de cinema, fotos dos bastidores e das principais cenas, além de um exemplar do cartaz original. A mostra conta ainda com objetos tridimensionais de filmagem, edição e projeção de curtas e longas-metragens, publicações sobre o cinema nacional e também catálogos e imagens do cinema regional de Ribeirão Preto e Campinas.

Os visitantes poderão também apreciar “Ensaio sobre o Cinema”, pelos fotógrafos convidados Matheus Urenha e Maurício Froldi, e proposição de Nilton Campos, diretor do MARP. Este projeto traz a visão contemporânea para um tema tão emblemático como o “Cinema”, a partir do olhar de Matheus Urenha e Maurício Froldi, que responderam a este convite com a apresentação inédita de duas fotografias e um vídeo, respectivamente. O material motiva a uma reflexão sobre questões do tempo e da memória.

O Projeto “Barganha” também faz parte da exposição, com a apresentação do vídeo do acervo MARP “Para Ingmar Bergman, com amor”, da artista Mariana Teixeira. Esta iniciativa tem como objetivo o intercâmbio dos acervos, por meio de uma parceria entre o MARP e o MIS RP, ativando seus acervos e, consequentemente, suas exposições, divulgando e valorizando o patrimônio municipal.

A visitação é gratuita e será feita mediante agendamento, respeitando os protocolos sanitários para prevenção da COVID-19. A exposição acontecerá de 05 de janeiro a 26 de março, de terça a sexta-feira, das 14h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos.

Informações e agendamento: (16) 3635-3660, (16) 98107-6888, ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto (via SISEM SP)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30