DISTRITO FEDERAL, Brasília - O novo endereço faz parte da plataforma gov.br, portal único com notícias e serviços de órgãos e entidades do poder Executivo

A partir desta quinta-feira, 26, está disponível o novo portal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Notícias, serviços e informações em geral sobre a atuação do Instituto podem ser acessados no endereço gov.br/iphan. Projeto de unificação dos canais do governo federal, a nova plataforma visa à simplificação da comunicação entre o Estado e o cidadão. O Iphan fará a migração do conteúdo entre os dois sites, ficando o portal antigo em funcionamento para consulta, por meio do endereço portal.iphan.gov.br.

A adesão à nova plataforma atende ao Decreto nº 9.756/2019, que instituiu o portal único para órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do poder Executivo Federal. O objetivo é reunir, em um só ambiente, serviços para o cidadão e informações sobre a atuação de todas as áreas do governo. O endereço vai integrar cerca de 1.600 sites do Executivo, tornando-se uma entrada única para as páginas institucionais dos diferentes órgãos e facilitando a comunicação com o cidadão.

Totalizando investimento de R$ 43 milhões até o final de 2020, o projeto trará variados benefícios. Para o cidadão, por exemplo, vai economizar tempo e evitar deslocamentos desnecessários a essas instituições para acessar serviços públicos. O usuário também poderá avaliar os serviços por meio de uma ferramenta interativa.

Para o erário, a economia com custos de manutenção e desenvolvimento será de aproximadamente R$ 100 milhões ao ano. O portal unificado utiliza a tecnologia da plataforma Plone, uma das mais seguras e utilizada por instituições públicas no Brasil e no exterior. Essa plataforma permitirá a incorporação de novas tecnologias de maneira contínua, sempre visando a facilitar o acesso a serviços públicos.

O novo site do Iphan permanecerá em processo de migração de conteúdo, incorporando páginas sobre os departamentos, unidades, listas de bens acautelados pelo Iphan, informações e conceitos relacionados ao Patrimônio Cultural. Nesse período, os dados ficarão disponíveis no antigo site, de modo a promover a transparência pública e garantir o acesso à informação aos cidadãos durante o processo migração.

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31