BRASIL, Brasília - Os ministérios da Cultura do Brasil e de Portugal assinaram, nesta terça-feira (4), memorando de entendimento para ampliar a cooperação cultural entre os dois países no âmbito das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, celebrados em 7 de setembro de 2022.

Ministro Sérgio Sá Leitão considera o memorando um pontapé inicial de uma intensa programação para celebrar o bicentenário da independência. Foto: Clara Angeleas (Ascom/MinC)

O memorando prevê a realização conjunta de exposições e espetáculo sobre a temática. Entre os eventos, estão previstos uma exposição no Museu Histórico do Rio de Janeiro, em colaboração com o Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, Portugal, por meio do empréstimo de pinturas; uma exposição sobre o patrimônio arquitetônico Luso-brasileiro, no Rio de Janeiro, nas instalações do Centro Cultural do Patrimônio - Paço Imperial; uma exposição no Arquivo Nacional da Torre de Tombo, Biblioteca Nacional de Portugal e Palácio Nacional da Ajuda, em datas coincidentes, para marcar o bicentenário do nascimento de Dona Maria da Glória, filha de Dom Pedro I; intercâmbio para a exposição sobre o Patrimônio Imaterial Luso-brasileiro, em Lisboa e o espetáculo "Frei Luís de Sousa", no Teatro Nacional D. Maria II, na capital portuguesa. Também está prevista a disponibilização online de documentação histórica sobre Dona Maria da Glória e D. João VI, pela Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas.

Os dois ministros também se comprometeram a realizar conjuntamente, tanto no Brasil quanto em Portugal, outras atividades comemorativas, como exposições, apresentações culturais, concertos, publicações e seminários. "Este é apenas um dos muitos projetos de cooperação que certamente serão desenvolvidos", comentou o ministro da Cultura de Portugal, Luís Filipe Castro Mendes.

Para o ministro da Cultura do Brasil, Sérgio Sá Leitão, este é o pontapé inicial de uma intensa e significativa programação que será desenvolvida até 2022 para celebrar o bicentenário da independência. "É importantíssimo começar esse processo por uma parceria entre Brasil e Portugal. Estamos procurando estreitar as relações culturais, há uma afinidade muito grande, e uma série de medidas estão sendo desenhadas para que esta conexão possa se aprofundar", disse ele.

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31