BRASIL, Brasília - Fruto de projeto brasileiro premiado pela quarta edição da convocatória Conversaciones, do Programa Ibermuseus, a mostra 'Memoria de los Brasileños', realizada pelo Museu da Pessoa, está sendo exibida desde o último dia 5 no Centro Cultural Borges, em Buenos Aires (Argentina).

Projeto premiado pela 4ª edição da convocatória Conversaciones, do Programa Ibermuseus, esxposição conta parte da historia do Brasil por meio de narrativas pessoais.

A exposição, que fica em cartaz até 2 de setembro com entrada gratuita, resgata e valoriza a história de cada indivíduo como parte de uma construção coletiva da memória social, sendo organizada em cinco módulos construídos a partir de histórias de vida apresentadas em vídeos que contam parte da historia do Brasil por meio de narrativas pessoais.

“Contemporaneidade” relata o processo de urbanização que em menos de 100 anos levou 80% da população brasileira do campo às cidades; “Saberes e Fazeres” apresenta culturas indígenas, africanas, quilombolas e outras que formam a identidade brasileira; “Conflitos” traz histórias e personagens marcados pela violência, preconceitos, direitos negados e exploração sexual e laboral; “Transformação” dá ênfase em pessoas e comunidades que trabalham para melhorar a realidade que vivem; e “Narradores” conta com depoimentos e trajetórias de poetas, escritores e jornalistas brasileiros.

“Memoria de los Brasileños” busca contribuir com o aprofundamento do conhecimento mútuo ao apresentar uma perspectiva da história brasileira muitas vezes ofuscada pelas grandes narrativas, baseadas nos aspectos mais visíveis e nos ícones mais difundidos da cultura nacional. A exposição também pode ser visitada em sua versão virtual.

A mostra foi pensada originalmente para exibição no Musée de la Civilisation, de Quebec (Canadá), onde foi visitada por mais de 100 mil pessoas entre 2016 e 2017. O projeto expográfico é de Marcelo Larrea, um argentino radicado no Brasil há mais de 30 anos e colaborador do Museu da Pessoa em diferentes projetos.

A convocatória Conversaciones tem como objetivo fomentar a circulação de acervos e exposições entre países da comunidade ibero-americana e evidenciar as relações construídas entre museus e comunidades.

Fonte: Ibram

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31