BRASIL, São Paulo - Fundada em 2007 no distrito do Porto, a Casa de Arquitectura – Centro Português de Arquitectura é uma entidade sem fins lucrativos que promove a arquitetura nacional e internacional.

No dia 29 de março, às 15h, José Manuel Dias da Fonseca e Nuno Sampaio, presidente e diretor executivo da instituição, lançam no MUBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo, a 'Coleção Arquitetura Brasileira'.

Com curadoria de Guilherme Wisnik e Fernando Serapião, o acervo inédito traz 70 grandes projetos que contam a história da arquitetura moderna e contemporânea do Brasil, desde 1930 até a atualidade. O conjunto é formado por desenhos e maquetes originais de autores fundamentais para a compreensão da produção arquitetônica e urbanística do país, 20 deles integrantes do período moderno e 50 representantes contemporâneos.

“Selecionamos desde desenhos de cidades, como Brasília, até trabalhos importantíssimos, como o Parque do Flamengo. Trata-se de uma coleção nunca antes reunida e sem nenhum paralelo do ponto de vista institucional no Brasil”, diz Serapião.

Entre os autores da lista, ainda em processo de finalização, estão nomes como Lucio Costa, Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Affonso Eduardo Reidy, MMM Roberto, Sergio Bernardes, Roberto Burle Marx, Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Rino Levi, Severiano Mario Porto, João Filgueiras Lima (o Lelé) e Marcos Acayaba. Representando as novas gerações, MMBB, Brasil Arquitetura, Angelo Bucci, Andrade Morettin e Carla Juaçaba, entre outros.

A “Coleção Arquitetura Brasileira”, que traz ainda 100 livros essenciais para o tema, passará a integrar o acervo da Casa da Arquitectura e ganhará uma exposição no verão europeu de 2018 na nova sede da entidade, prevista para inaugurar em outubro na cidade de Matosinhos. A curadoria da mostra também será de Wisnik e Serapião.

“Com essa iniciativa sem precedentes em Portugal ou no Brasil, pretendemos não apenas ampliar e diversificar nosso acervo, mas aproximar o público e pesquisadores da produção arquitetônica, propondo novas narrativas e novos discursos sobre o passado, o presente e o futuro da arquitetura”, afirma Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitectura.

Participantes do Lançamento
Além dos representantes da Casa da Arquitectura e os curadores da coleção, o evento de lançamento terá participação da diretora do MUBE, Flávia Velloso, e diversas personalidades da arquitetura e de importantes instituições brasileiras: Paulo Mendes da Rocha; Fernando Túlio Salva Rocha, presidente do IAB/SP; Ricardo Marques de Azevedo, vice-diretor da FAUUSP; Rosa Artigas, da Fundação Vilanova Artigas; Anna Carboncini, diretora técnica do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi; e Ciro Pirondi, representando a Casa Lucio da Costa e a Fundação Oscar Niemeyer.

Lançamento “Coleção Arquitetura Brasileira”
Dia 29 de março, quarta-feira, às 15h
Auditório – 190 lugares
MUBE - Av. Europa, 218 – São Paulo – Entrada gratuita
Informações: www.casadaarquitectura.pt

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31