A programação conta com 9 novas exposições, onde relaciona arte e atividade industrial e inaugura mostras individuais sobre Rosângela Rennó e José Damasceno
Em 2021, a Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, investiga as relações entre arte e indústria. Essa combinação marca a exposição A máquina do mundo, que examina as várias formas pelas quais a atividade industrial, desde o século XX, atravessa o pensamento da arte feita no Brasil.
Leia mais: Pinacoteca de São Paulo divulga programação para 2021
O ano de 2020 se configura de forma atípica com o advento da pandemia provocada pelo COVID-19 que assola a população mundial e leva a uma nítida necessidade de reconfiguração das relações humanas a partir do isolamento social, da quarentena e do lockdown adotado em diversos locais ao redor do planeta.
Em 2019, o Conselho Internacional de Museus - ICOM ressalta o papel dos museus e sua relação com passado, presente e futuro nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, ao escolher a temática 'Museus como núcleos culturais: O futuro da tradição' .
Museu é coisa do futuro
Bruna Cruz
Gestão dos museus de ontem, hoje e, agora, do amanhã
Nelson Colás
O ICOM demonstra mais uma vez sua primazia ao pinçar a hiperconectividade e levá-la ao núcleo dos Museus.
Clube de Ideias © 2001 - 2016