SÃO PAULO, São Paulo - Nesta quarta-feira, dia 13, às 14h30, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP promove o lançamento da plataforma interativa Atlas dos Viajantes no Brasil.

A nova plataforma será apresentada pelo curador da biblioteca, João Cardoso, e pelo geógrafo que produziu os mapas do Atlas, Ian Rebelo Chaves.

O Atlas dos Viajantes no Brasil foi concebido para ser um instrumento inovador de divulgação de uma das coleções mais importantes da BBM – os relatos e imagens produzidos por viajantes brasileiros e estrangeiros que percorreram o País entre o século 16 e início do século 20. No site que abriga o Atlas, o usuário poderá acessar esses conteúdos de diversas maneiras – acompanhando a rota percorrida por um viajante específico, comparando informações sobre um local determinado produzidas por dois ou mais viajantes ou filtrando as informações por assuntos e temas do seu interesse.

Os relatos e imagens que os viajantes produziram formam uma vasta enciclopédia sobre o Brasil, tratando de temas como natureza, sociedade, economia, cultura e vida cotidiana. “O objetivo do Atlas dos Viajantes no Brasil é justamente recolher e organizar esses materiais para em seguida criar uma forma enriquecedora e estimulante de divulgá-los para estudantes, professores, pesquisadores e interessados em geral”, afirma o curador João Cardoso.

Após o evento de lançamento, a plataforma será liberada ao público e estará disponível no endereço viajantes.bbm.usp.br.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin fica na Rua da Biblioteca, 21, na Cidade Universitária, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2648-0840 e no site www.bbm.usp.br.

Fonte: USP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31