RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Um armazém histórico de sete mil metros quadrados na região portuária – em frente à estação Utopia/ VLT - foi o cenário escolhido para sediar o Espaço Rio de Janeiro, um local dedicado a mostrar, durante os Jogos Olímpicos, o melhor que o estado tem a oferecer.

Iniciativa oficial do Governo do Estado, através de suas secretarias da Casa Civil, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Serviços; Turismo e Cultura, e implementada pelo Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ, investidor para a concretização da ideia, o antigo edifício dos Armazéns Paranapanema da Avenida Rodrigues Alves, 330/331 foi totalmente adaptado para se transformar, entre os dias 4 e 21 de agosto, no espaço que promove a imagem positiva do Rio de Janeiro e do Brasil para os negócios e o turismo e atrair cerca de 150 mil visitantes.

Sede de inúmeras empresas nacionais e estrangeiras, polo da moda brasileira, importante centro de pesquisas no país, o estado dispõe de uma forte infraestrutura que viabiliza e estimula a geração de novos negócios. Painéis de debates e mesas redondas discutirão o momento atual e o prognóstico para o futuro de diferentes setores como moda, turismo e tecnologia. O evento ajuda ainda a conectar investidores, empresários, executivos e agências de desenvolvimento e fomento. Serão mais de 20 eventos sobre setores estratégicos para o estado que deverão reunir cerca de 3,5 mil empresários, investidores e autoridades de todo o mundo.

No primeiro andar do edifício, há instalações que mostram a vocação natural do Rio de Janeiro para a prática esportiva,  ressaltando a melhora na qualidade de vida que essa atitude gera em seus moradores. Através do Sesc RJ, braço sociocultural do Sistema Fecomércio RJ, o local promove experiências esportivas que explorem valores como disciplina, concentração, saúde, comprometimento e espírito de equipe. Modernos equipamentos de simulação com efeitos sonoros e visuais farão com que o visitante se sinta como um esportista ao, por exemplo, remar nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, escalar a Pedra da Gávea, disputar uma partida de vôlei de praia em Copacabana ou correr na velocidade de um campeão olímpico. Durante todo o percurso, ex-alunos do curso de Guia de Turismo do Senac RJ explicarão detalhes sobre os locais mais adequados no estado para prática de cada esporte.

Entre as atrações há ainda orientação sobre nutrição esportiva, mostra de fotografia, retratando esportistas amadores em triedros com backlights (painéis iluminados), exposição de alunos do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, com aplicação técnica de modelagem tridimensional Moulage (sob medida) e projeções de estampas a partir de características regionais. Os ambientes de convivência, em formato lounge, serão decorados com mobiliários criados por designers do estado do Rio.

Os visitantes também podem fazer uma viagem sensorial aos principais pontos turísticos do Estado do Rio, por meio de um cinema em 360° com efeitos sonoros e interativos por locais como a região do Vale do Café, incluindo imagens dos produtos desenvolvidos nessas localidades.

Além de atrair a atenção para o estado estimulando novos investimentos, o Espaço Rio de Janeiro deixará um outro legado. O armazém que abriga essa iniciativa, e que passou por obras de infraestrutura e de recuperação, será no futuro a nova Central Técnica de Produções do Theatro Municipal, um projeto multidisciplinar, com oficinas de produção de cenários e figurinos, espaço para exposições com acomodação do acervo e a Escola da Fábrica de Espetáculos.

O Rio de Janeiro é o segundo estado com maior produto interno bruto (PIB) do país e o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o quarto mais elevado do Brasil. Apresenta ainda a terceira maior taxa de alfabetização, ficando atrás somente de Santa Catarina e do Distrito Federal. Parceiro do Governo do Estado na criação do Espaço, o Sistema Fecomércio RJ acaba de concluir o Mapa Estratégico do Comércio, um levantamento que embasa as propostas para o crescimento sustentável do setor no Estado do Rio de Janeiro, no período de 2015 a 2020. O Mapa reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses (Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Metropolitana) e se debruça especialmente sobre temas que afetam diretamente a economia do estado e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial.

O Setor
O setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo reúne mais de 349 mil empresas, que respondem por 38,4% do Valor Adicionado do Estado e representam 62,2% dos estabelecimentos fluminenses. Desse total, cerca de 80% corresponde a microempresas. É o setor que mais emprega, gerando cerca de 2 milhões de empregos formais, que equivalem a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no estado.  Integram esta rede de estabelecimentos o comércio de varejo (37%), comércio de atacado (7%), serviços (44%) e turismo (12%), distribuídos em regiões com características muito distintas.

O Sistema Fecomércio RJ
Composto por Sesc, Senac e Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema Fecomércio RJ busca orientar, resguardar, coordenar e representar os interesses dos setores e segmentos ligados ao Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Oferece, por meio do Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, uma plataforma com subsídios ao incremento da competitividade e da inovação empresarial, a partir da análise de indicadores econômicos, estudos internos e da realidade vivenciada e narrada por empresários que fazem do comércio de bens, serviços e turismo protagonista da economia fluminense.

Sesc RJ
Com o objetivo de promover o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos comerciários, da sua família e da sociedade em geral, o Sesc RJ oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e responsabilidade social. Possui 21 unidades de serviço, sendo 4 também hoteleiras (Copacabana; Nogueira, em Petrópolis; Nova Friburgo e Teresópolis) em 12 municípios do estado, além de unidades itinerantes (BiblioSesc, OdontoSesc e CineSesc).

Senac RJ
Por meio da capacitação profissional orientada para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro, o Senac RJ transforma vidas, criando elos entre pessoas e oportunidades. Com 39 unidades no estado, possui foco na inovação e no “aprender fazendo”, sendo referência na oferta de cursos profissionalizantes, sempre desenvolvidos de acordo com as novas tendências e demandas do mercado. Nos últimos anos, atingiu a marca de 70% de empregabilidade. O Sistema Fecomércio RJ contribui para o desenvolvimento social, político e econômico do estado, transformando não só o setor que representa, mas também os indivíduos e a sociedade.

Serviço: Espaço Rio de Janeiro
Data: Até 21 de agosto, das 10h às 19h
Local: Avenida Rodrigues Alves, 330/331 – Praça Mauá
Entrada franca

Fonte: Jornal do Brasil

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31