SÃO PAULO, São Paulo - Há exatos 50 anos, em 29 de Junho de 1970, era fundado o Museu de Arte Sacra de São Paulo por meio de uma parceria entre o governdo do Estado com a Cúria Metropolitana.

Porém a história do #MAS começa em 1907 na figura de Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebisco de São Paulo, que percebendo as transformações urbanas ocorridas no início do século XX inicia uma verdadeira expedição para recolher obras de valor artístico e histórico das inúmeras igrejas e capelas que vinham sendo demolidas e reformuladas na capital e também no interior. Com esse acervo acumulado, Dom Duarte cria um legado da Igreja na cidade através do Museu da Cúria que seria o embrião do MAS tal como conhecemos hoje, instalado no Mosteiro da Luz, edifício histórico com mais de 240 anos.

Ainda no final dos anos 1960 o próprio Estado de São Paulo se preocupa em endossar o acervo do MAS adquirindo uma das suas peças mais icônicas; a Nossa Senhora das Dores de Aleijadinho. A peça é tombada pelo IPHAN.

Desde então o MAS vem se afirmando como uma das principais instituições culturais brasileiras voltadas ao estudo, pesquisa, conservação, restauro e exposição de objetos relacionados às artes, com destaque ao segmento sacro e barroco.

Para comemorar os 50 anos preparamos uma série de conteúdos especiais e surpreendentes! Fiquem ligados às nossas redes sociais e descubra as novidades ao longo da semana.

Fonte: https://artsandculture.google.com/partner/museu-de-arte-sacra-de-s%C3%A3o-paulo

 
Acervo virtual
Para celebrar os nossos 50 anos lançamos em parceria com o Google Arts & Culture o maior acervo virtual dedicado a arte sacra do Brasil. Além disso montamos uma exposição online na qual as obras do #MAS dialogam com peças de outros museus, com o espaço urbano de São Paulo e consequentemente com questões da história do país. Está imperdível! 

Para acessar o Google Arts do Museu de Arte Sacra basta clicar aqui: bit.ly/2BPi5gO

Dica: Se você acessar a exposição através de um computador ela oferece recursos imersivos incríveis.

Agradecemos a você por fazer parte dos 50 ANOS dessa história!

Fonte: MAS

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31