RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Agenda tradicional do mês de maio, quando se celebra o dia Internacional dos Museus no dia 18 - a Semana Nacional de Museus chega à sua 18ª edição, ancorado no tema Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão.


Alex Flemming (Crédito: Henrique Luz)

O Museu Nacional de Belas Artes/Ibram vai participar do evento exibindo dois vídeos realizados por servidores da Instituição, nos dias 19 e 21 (terça e quinta), às 15h,e mais outro produzido pelo consagrado artista visual Alex Flemming, no dia 22 de maio(sexta), às 16h.

As transmissões serão exclusivamente pelas redes sociais do MNBA
Instagram - @mnbario e Facebook - MNBARio.
Produzido pelo museólogo Euripedes Junior, o primeiro vídeo a ser exibido aborda o tema da pandemia, em diálogo com o acervo do MNBA e seu titulo é: Toda obra tem uma história: Laocoonte e seus filhos. Na outra produção, intitulada O Arquivo Histórico do MNBA de Portas Abertas, da historiadora Cintya Callado, a conversa é uma oficina cultural que reflete sobre o isolamento social que estamos passando tendo como pano de fundo documentos históricos do Museu.

Para Euripedes Junior, "Desde os primórdios da humanidade muitos acreditam serem as pragas e doenças (como a atual pandemia) o resultado de um castigo divino. Este é o mote para conhecermos melhor uma das esculturas mais importantes da coleção de obras em gesso do nosso acervo."

Já a historiadora Cintya Callado informa que a sua oficina busca “aproximar o público leigo do Arquivo Histórico, além de mostrar que o arquivamento não está distante do nosso cotidiano”.

Encerrando o evento, o paulistano Alex Flemming produziu um vídeo especialmente sobre a sua obra e seu processo de criação, que poderá ser visto na sexta, 22 de maio, às 16h, dentro do projeto Arte em Dialogo – Em Quarentena.

Acesse as redes sociais MNBA
@mnbario
MNBARio

Fonte: Imprensa/MNBA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31