PARANÁ, Curitiba - Na semana em que se comemora o Dia Internacional de Museus (18 de maio), o Museu Paranaense, Museu Oscar Niemeyer e o Museu da Imagem e do Som do Paraná promovem ações virtuais com base no tema da 18ª Semana de Museus: "Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão".


Fachada MON (Foto: Carlos Renato)

Na programação estão palestras, debate e oficinas online, divulgação do acervo, sugestão e compartilhamento de estudos, filmes, artigos e sites interessantes relacionados ao tema da semana. As atividades serão totalmente online, por meio das redes sociais de cada museu, e ocorrem de 18 a 24 de maio de 2020.

"A Semana de Museus é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus para valorizar os museus brasileiros e trazer mais público aos espaços, cativando novos visitantes. Infelizmente, a pandemia da Covid-19 e o fechamento dos museus inviabilizaram essa aproximação física nessa edição, mas isso não impede que a gente possa se aproximar de forma virtual", comenta a coordenadora do Sistema Estadual de Museus, Inês Kiyomi Koguissi Morikawa.

Programação
A programação do Museu Paranaense se concentra nos dias 18 a 20 de maio pelo Instagram (@museuparanaense), sempre a partir das 18h. No dia 18/05, o antropólogo Leonardo Campoy fala sobre "As potencialidades das deficiências"; e no dia 19/05, a antropóloga do museu Josiéli Spenassatto aborda o "Poder e silenciamento: o problema da representatividade no acervo antropológico do MUPA". Para finalizar, os dois pesquisadores participam de uma live debatendo as pesquisas apresentadas. Mais informações sobre as palestras em www.museuparanaense.pr.gov.br.

Já o Museu Oscar Niemeyer vai realizar mediações, com a postagem de obras do acervo e informações detalhadas, e oficinas online, incentivando o público a postar fotos que reflitam o tema da Semana de Museus. As fotos serão repostadas ao final da semana pelas redes sociais da instituição (@museuoscarniemeyer no Facebook e Instagram). As ações ocorrem de 18 a 24 de maio.

O Museu da Imagem e do Som do Paraná também terá postagens nas redes sociais (@misparana no Facebook e @mis_pr no Instagram) todos os dias da próxima semana. A série "Dicas do MIS" traz referências de estudo e reflexão sobre o tema proposto pelo Ibram, e vai compartilhar links de filmes, artigos e sites interessantes.


Josiéli Spenassatto (Foto: Ingrid Schmaedecke/MUPA)

Leonardo Carbonieri Campoy (Foto: Divulgação)

Semana de Museus
A Semana de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que ocorre todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio). A ideia é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante; e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

Em 2020 o tema é "Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão", que leva à reflexão sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea e sobre a participação construtiva que os museus podem ter na valorização da diversidade e na promoção da inclusão.

Fechados
Os museus do Estado estão temporariamente fechados para o público, atendendo ao decreto estadual nº 4.230, que determina o fechamento dos espaços culturais do Governo do Paraná – museus, bibliotecas e teatros – e suspende os eventos artísticos e culturais desde o dia 17 de março de 2020.


Fachada MIS PR (Foto: Kraw Penas)

Serviço
Museu Oscar Niemeyer | MON
www.museuoscarniemeyer.org.br
Facebook e Instagram: @museuoscarniemeyer

Museu Paranaense | MUPA
www.museuparanaense.pr.gov.br
Facebook e Instagram: @museuparanaense

Museu da Imagem e do Som do Paraná | MIS-PR
www.mis.pr.gov.br
Facebook: @misparana
Instagram: @mis_pr

Fonte: SEEC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31