RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A tradução da obra francesa de André Gob e Noémie Drouguet – La muséologie – chega ao Brasil pela FGV Editora para preencher a lacuna de obras atuais dedicadas à museologia.


Disciplina emergente, a museologia se situa na interseção de diferentes domínios das ciências sociais e humanas. É sociologia quando se interroga sobre o lugar do museu na sociedade e analisa seus públicos. É pedagogia na medida em que se preocupa com a missão didática do museu. Participa plenamente das ciências da comunicação, contribuindo para o estudo da exposição como mídia específica. E está intimamente ligada à história pela dimensão patrimonial do museu.

A museologia se interessa pelo conjunto dos museus, qualquer que seja sua natureza, e tem afirmado seu lugar entre as disciplinas acadêmicas e alcançado uma posição importante como formação profissional.

Com o objetivo de servir como uma introdução à museologia e também cobrir o amplo leque de pontos de vista sobre o museu, o livro A museologia mostra a interdisciplinaridade desta matéria e destaca as condições de equilíbrio entre as diferentes funções que o museu é chamado a exercer no seio da sociedade.

A abordagem dos autores permitiu renovar a visão da gestão dos museus e relatar os desenvolvimentos recentes em técnicas museográficas, particularmente as novas tecnologias.

Ficha Técnica
A museologia
André Gob e Noémie Drouguet
FGV Editora
376 páginas
R$ 63,00

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31