MINAS GERAIS, Belo Horizonte - O professor Carl Steinitz, da Harvard Graduate School of Design (EUA), fará palestra aberta ao público, no dia 6 de julho, na Escola de Arquitetura, e estará presente em lançamento de livros na Casa do Baile, na Pampulha.

A pesquisa de Steinitz tem o objetivo de aperfeiçoar os métodos de tomada de decisão usados por projetistas na análise e disposição de recursos em grandes dimensões territoriais. O professor é pioneiro na aplicação de Sistemas de Informação Geográfica (GIS) em arquitetura da paisagem. Steinitz atua há quase 50 anos na Universidade de Harvard, da qual é professor emérito.

No dia 3 de julho, Steinitz participa, na Casa do Baile, do lançamento da edição em português do seu livro Um framework para o geodesign: alterando a geografia através do design, e da obra Tecnologias de geoinformação para representar e planejar o território urbano, de autoria de grupo de pesquisadores da UFMG, Udesc, PBH, Unica (Itália), Polito (Itália), SDSU (EUA), Iastate (EUA). A organização do volume é da professora Ana Clara Moura, que também assina a tradução do livro de Steinitz.

No dia 6, Carl Steinitz vai ministrar, na Escola de Arquitetura, a palestra Geodesign: metodologia para projeto colaborativo da paisagem. A apresentação integra o 1º Workshop Internacional Geodesign de Futuros Alternativos para o Quadrilátero Ferrífero, que vai reunir, de 3 a 9 de julho, empresas, instituições, acadêmicos e pesquisadores em palestras, aulas públicas e trabalhos de campo.

O objetivo das atividades é discutir planejamento territorial e urbano, com ênfase no Quadrilátero Ferrífero, área de acervo patrimonial e cultural de Minas Gerais devido à presença de cidades históricas, obras de arte, recursos naturais e ambientes transformados pela exploração mineral. O foco vai recair sobre gerenciamento de conflitos de interesse e de equilíbrio dinâmico, além do uso antrópico das paisagens. Saiba mais.

Programação
3 de julho
Lançamento dos livros Um framework para o geodesign – alterando a geografia através do design, de Carl Steinitz, e Tecnologias da geoinformação para representar e planejar o território urbano, organizado pela professora Ana Clara Moura.
Casa do Baile (Avenida Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha), 16h às 18h

4 de julho
Visita de campo: Eixo Norte/Sul, Mina Pau Branco, Serra da Moeda e Fábrica Patriótica

5 de julho
Visita de campo: Inhotim

6 de julho
Palestra pública do professor Carl Steinitz
Auditório da Escola de Arquitetura, das 17h às 19h30

6 de julho
Palestras públicas
Auditório da Escola de Arquitetura
17h – Strategic environmental analysis, do professor Michele Campagna
17h20 – Sistema Vicon-Saga e suas possibilidades em Volunteered Geographic Information, do professor Tiago Marino
17h40 – Landscape planning no Brasil, do professor Paulo Pellegrino

7 e 8 de julho
Workshop
Laboratório de Geoprocessamento, na Escola de Arquitetura, das 8h às 17h30

9 e 10 de julho
Visita de campo: Eixo Oeste-Leste, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana

Fonte: UFMG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31