RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Da saia de Carmen Miranda a uma roleta de jogo do bicho; da trave da forca de Tiradentes ao pince-nez de Machado de Assis; de um vaso tupinambá a um fragmento da Perimetral: historiadores redescobrem mais de 450 anos da política, da cultura e dos costumes da cidade refletindo sobre 45 objetos de acervos de museus do Rio.

A vida social de 45 objetos reunidos neste livro convida o leitor a mergulhar na história da cidade. A obra História do Rio de Janeiro em 45 objetos, publicação da Editora FGV em parceria com a Jauá Editora e apoio da Faperj, traz à luz percepções e vivências dos processos sociais da cidade testemunhados por vários objetos, e procura sublinhar a diversidade da experiência urbana.

O quadro de objetos apresentados oferece um panorama abrangente da história do Rio de Janeiro, de sua fundação aos nossos dias, que se estende da Imagem de São Sebastião do século XVI ao fragmento do Viaduto da Perimetral, passando por registros peculiares, como as Traves da forca de Tiradentes, o Tritonicon de Anacleto de Medeiros, a Espada de Gomes Freire e até as Xícaras de café do Estado da Guanabara.

Os 45 objetos selecionados foram tomados como agentes da história, não necessariamente por alguma excepcionalidade das peças, e sim pela busca de uma aproximação íntima com a vida urbana, e são apresentados no livro com suas respectivas biografias tornando-se personagens cariocas através dos olhares da história, da história da arte e da museologia.

Organizado por Paulo Knauss, Isabel Lenzi e Marize Malta, cada capítulo do livro gira em torno de um objeto que serve a um recorte temático sobre uma época ou aspecto da história e da cultura da cidade.

Dentre os 45 objetos preservados em 31 instituições do Rio de Janeiro, retratados e biografados neste livro por 49 autores, dois ganham destaque, importância e uma "homenagem póstuma": o Esqueleto de baleia e o Vaso de cerâmica Tupinambá; o primeiro destruído no incêndio do Museu Nacional e o segundo ainda não localizado desde a ocasião; e refletem, por seus desaparecimentos, a necessidade da conservação do patrimônio histórico do Brasil, atribuindo mais relevância a esta obra.

Serviço
Lançamento: História do Rio de Janeiro em 45 objetos
Data: 24 de junho (Segunda-feira)
Horário: das 16h30 às 18h30
Local: Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro.

Livro: História do Rio de Janeiro em 45 objetos
Organização: Paulo Knauss, Isabel Lenzi e Marize Malta
Páginas: 376
Preço: R$70
Ebook: R$49

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31