PARANÁ, Curitiba - O Museu Paranaense será mais uma vez palco da apresentação realizada pela Camerata da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Foto: divulgação

Durante a sessão musical “O Concerto Solo”, o grupo conta um pouco da história da orquestra de câmara, que se desenvolveu no século XVI, a partir do início do período barroco. O evento será no dia 10 de maio, às 19h30, com entrada gratuita. As vagas são limitadas. Para participar é preciso se inscrever por meio do formulário bit.ly/camerataUTFPR até o dia 9 de maio.

O diretor-artístico e maestro Enaldo Oliveira explica que a Camerata UTFPR tem uma proposta integrativa de aproximação com o público, que faz parte do processo formativo dos próprios músicos, exigindo que estejam envolvidos além da obra musical. “Como resultado, apresentamos as peças contextualizadas, sempre com um diferencial que seja atrativo e ao mesmo tempo didático. A conversa com o público traz informações históricas e curiosidades interessantes sobre as obras e seus compositores. Muitas vezes são apresentados alguns exemplos musicais. Isso faz com que o público possa apreciar e se envolver de maneira mais profunda com os músicos, com a orquestra e com a música”.

“O Concerto Solo” conta com a participação de solistas convidados da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e da própria Camerata. São eles: Consuelo Froehner, João Stein, Augusto Conde, Vinicius Martins, Jairo Chaves, Brenno Lima e Leonardo Lopes. No programa, há obras de Vivaldi, Telemann, Grieg, Schroeder, Bottesini e Riley.

A Camerata no Museu
Em parceria com o Museu Paranaense, a Camerata UTFPR realiza regularmente concertos no edifício da instituição. A série de concertos tem alcançado bons resultados de público, com casa cheia em todas as apresentações, colaborando para a diversificação do público do museu.

“Abrir o espaço do museu para uma atividade artística não afim aos conteúdos desenvolvidos pelos departamentos técnicos e científicos possibilita instaurar narrativas que transbordam e perpassam a Arqueologia, Antropologia, História, Arquitetura e Design. O museu abre espaço a novas perspectivas exploratórias, aproximando o olhar contemporâneo a uma nova experiência da fruição do acervo no espaço museológico”, comenta a diretora do Museu Paranaense, Gabriela Bettega.

A Camerata UTFPR
Grupo instrumental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a orquestra resulta de uma longa tradição da instituição em oferecer para seus alunos e membros da comunidade curitibana a prática instrumental coletiva como atividade educacional e de extensão. Todas as apresentações têm caráter didático, em que o diretor artístico e maestro Enaldo Oliveira conversa com a plateia sobre assuntos relacionados ao repertório, fornecendo informação para que os ouvintes possam ter uma audição mais atenta e engajada, dinamizando a fruição musical do público.

Serviço
Camerata UTFPR no Museu Paranaense
“O Concerto Solo”
Dia 10 de maio, de 2019 às 19h30
Inscrições até 9 de maio pelo link bit.ly/camerataUTFPR
Entrada gratuita

Museu Paranaense
Rua Kellers, 289 | São Francisco | 80410-100 | Curitiba/PR
41 3304-3300 | 3311 | 3314
www.museuparanaense.com.br

Fonte: Secretaria de Estado da Cultura (SEEC)

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30