SÃO PAULO, São Paulo - Nos dias 10 e 11 de maio, a Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp recebe apresentações do ator Arlindo Lopes.

'Os Castelos do pensamento', 1988. Obra da exposição de Leonilson (Foto: divulgação)

A performance, intitulada como As Palavras, São Tantas as Verdades, acontece em meio à exposição Leonilson: arquivo e memória vivos, em cartaz até 19 de maio no espaço. Com entrada gratuita, a ação ocorre sexta e sábado, às 18h30.

Em suas apresentações, Arlindo Lopes interpretará textos pessoais de Leonilson, permitindo ao público um mergulho no universo particular do artista cearense. Marina Vianna assina a direção da performance e, Alice Cruz, a assistência de direção. As reservas podem ser realizadas antecipadamente pelo MEU SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos remanescentes serão distribuídos na bilheteria no dia do evento.

Leonilson: arquivo e memória vivos tem curadoria de Ricardo Resende, organização e produção da Base7 Projetos Culturais e apoio do Projeto Leonilson. A mostra reúne mais de 120 obras, várias inéditas, entre pinturas, desenhos e bordados, parte delas restrita por décadas a coleções particulares e institucionais, pouco ou nunca antes vistas em São Paulo.

Sobre Arlindo Lopes
Arlindo Lopes atuou em diversas peças como Ensina-me a Viver, Trainspotting, Laranja Mecânica, Marat-Sade, Alice Através do Espelho, Cauby! Cauby!, O Jardim Secreto e A Ver Estrelas. Na TV, esteve no elenco das novelas Malhação - Vidas Brasileiras, A Lei do Amor, Geração Brasil, Da Cor do Pecado e Sabor da Paixão, todas na Rede Globo. Em 2019, protagonizará um monólogo, baseado nos últimos anos de vida e obra de José Leonilson.

Ator Arlindo Lopes (foto: divulgação)

Sobre Marina Vianna
Marina Vianna é atriz, diretora e professora adjunta do Departamento de Teoria do Teatro da UNIRIO. Participou como atriz nos espetáculos A falta que nos move, FitzJam, Fim de Partida, Devassa, A máquina de abraçar, Entonces Bailemos, entre outros. Foi assistente de direção em Apropriação, Diálogos para Molly Blomm e O maravilhoso museu da caça e da natureza. Dirigiu A santa Joana dos matadouros, indicado aos prêmios Cesgranrio e Shell na categoria melhor direção.

Sobre Leonilson
Nascido em Fortaleza, em 1957, Leonilson mudou-se com a família para São Paulo ainda pequeno e logo cedo começou a demonstrar interesse pela arte. Fez cursos livres na Escola Panamericana de Arte e cursou Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado, largando o curso incompleto para iniciar sua trajetória artística.

Na década de 1980, fez parte do grupo de artistas que retomou a prática da pintura, conhecido como "Geração 80". Participou de importantes mostras no Brasil e no exterior, como Bienais, Panoramas da Arte Brasileira, e a emblemática Como vai você, Geração 80?.

Viajante apaixonado, Leonilson morou na Europa durante um período de sua vida e viajava frequentemente pelo Brasil e pelo exterior, mantendo-se sempre em contato com os movimentos que agitavam o cenário cultural-artístico da época.

O artista faleceu jovem, em decorrência do vírus HIV, na cidade de São Paulo, em 1993, aos 36 anos de idade. Sua obra e memória é preservada pelo Projeto Leonilson, associação comandada pela família do artista, que cataloga sua obra e promove exposições em parceria com diversas instituições. Leonilson deixou cerca de 3.400 obras, além de múltiplo acervo documental. Em 2017, com apoio da Fundação Edson Queiroz, de Fortaleza (CE), o Projeto Leonilson lançou um catálogo raisonné, publicação que apresenta a obra completa do artista, com informações catalogadas desde a sua morte. Na ocasião, a exposição Leonilson: arquivo e memória vivos foi apresentada no Centro Cultural Unifor, na capital cearense.

Serviço
'As Palavras, São Tantas as Verdades', performance de Arlindo Lopes
Direção: Marina Vianna
Classificação: 12 anos
Datas: 10 e 11 de maio de 2019
Horário: 18h30
Local: Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp
*Na ocasião será lançada e vendida a 3ª edição do livro Leonilson são tantas as verdades, de Lisette Lagnado, Projeto Leonilson (Valor: R$100,00).

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31