DISTRITO FEDERAL, Brasília - As melhorias trazidas pela nova Instrução Normativa da Lei de Incentivo à Cultura foram apresentadas pelo secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, na tarde desta terça-feira (30).

Maria Ignez Mantovani, Ana Helena Curti, Henrique Pires e Pieter Tjabbes (da esq para dir) Fotos: Clara Angeleas / Ascom Ministério da Cidadania

O secretário apresentou as mudanças em Brasília, durante encontro com representantes dos setores das artes visuais e da museologia.

À presidente da Associação Brasileira das Artes Visuais, Ana Helena Curti, a diretora do Expomus, Maria Ignez Mantovani e o diretor da Art Unlimited, Pieter Tjabbes, o secretário destacou a importância de a lei ter sido preservada. “Apresentamos uma IN [instrução normativa] que equilibra as necessidades de cada setor”, destacou.

Maria Ignez Mantovani, que organizou pela Expomus a mostra Paul Klee, Equilíbrio Instável, agradeceu o esforço empreendido para a construção da nova IN. “Agradeço a batalha feita pela preservar as necessidades museológicas”, afirmou.

Em uma segunda audiência, os organizadores da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, que este ano será realizada entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, apresentaram detalhes do evento ao secretário especial. Em 2019, a jornada completa 17 edições – em anos anteriores, a feira já foi executada com recursos provenientes da Lei de Incentivo à Cultura.

Cultura no DF…
Em uma visita de cortesia, o vice-presidente do Instituto Bem Cultural, Leonardo Hernandes, apresentou ao secretário especial da Cultura as ações feitas pela organização social dentro do Espaço Cultural Renato Russo, que integra a estrutura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Um dos principais espaços culturais da capital do País, o local foi reinaugurado em 2018, após um período de cinco anos fechado.

Atualmente, os dois mil metros quadrados do centro cultural contam com 12 espaços, duas galerias formais e quatro grupos de teatro residentes, que realizam ensaios permanentes. Além dos trabalhos desenvolvidos na 508 Sul, onde fica localizado o Renato Russo, Leonardo Hernandes apresentou outros projetos do Instituto Bem Cultural.

… E no Ceará
O secretário de Turismo e Cultura da Prefeitura de Caucaia, Paulo de Tarso Magalhães Guerra, convidou Henrique Pires para prestigiar a terceira edição do Chitão de Caucaia, festival que abriga shows musicais e festivais de quadrilhas. Prevista para ocorrer em julho, a festa costuma movimentar a economia criativa, reunindo mais de 40 mil pessoas.

Além do festejo, o representante do município que integra a Região Metropolitana de Fortaleza também apresentou projetos para a revitalização da biblioteca pública municipal, assim como para a criação de um museu na cidade. A trajetória da Banda de Música de Caucaia, com 33 anos de fundação, ainda foi destacada.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Secretaria Especial da Cultura/ Ministério da Cidadania

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31