BAHIA, Salvador - Há exatamente 55 anos o continente africano quebrava as correntes e se libertava do colonialismo europeu e do sistema separatista conhecido como Apartheid. Desde então, o 25 de maio ficou conhecido como o Dia da África.

Diretor do Bloco Afro Olodum, João Jorge Rodrigues (Foto: Divulgação)

Para celebrar a data, a Biblioteca Juracy Magalhães Junior (BJMJr/Rio Vermelho) oferece a palestra A Memória, Identidade e Cultura do Egito a Bahia, onde o palestrante convidado será o diretor do Bloco Afro Olodum, João Jorge Rodrigues.

O público pode esperar do evento o "resgate da memória, da difusão do Egito Antigo e da Bahia, locais importantes na luta dos negros, que devem ser lembrados", conta João Jorge.

O evento, que acontece na quinta-feira (24), às 14:30h, será encerrado com o bailarino e coreógrafo Siry Brasil, apresentando um solo em homenagem ao Dia da África.

Sistema 
As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, sendo uma delas a Biblioteca de Extensão com duas unidades móveis, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé). O Sistema também presta assistência técnica para mais de 450 bibliotecas municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

Serviço
Palestra 'A Memória, Identidade e Cultura do Egito a Bahia'
Quem: João Jorge Rodrigues, Diretor do Bloco Afro Olodum
Quando: Quinta-feira (24) às 14:30h
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Junior (BJMJr/Rio Vermelho)

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31