SÃO PAULO, São Paulo - Os museus do Governo do Estado de São Paulo participam, de 23 a 29 de abril, da #MuseumWeek 2018, ação promovida pelo Twitter para instituições culturais de todo o mundo.

Por desempenhar um papel vital no desenvolvimento da sociedade, cultura, arte, ciência e educação ajudam a construir laços sem fronteiras entre as pessoas. Com base nisso, em 2018, os temas da semana estão relacionados à tolerância, cidadania e convivência. Para cada dia da semana, haverá uma hashtag diferente, representando um tema específico.

Coordenadora de mídias digitais da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, Patricia Carvalho ressalta a participação na #MuseumWeek há alguns anos. “É uma ótima oportunidade para iniciar uma conversa com instituições de todo o mundo e conversar com nossos fãs e visitantes também. Além disso, nos ajuda a manter nossos perfis em mídias sociais atualizados e com espírito novo, moderno e global. Estamos felizes por fazer parte disso mais um ano”.

A riqueza e a amplitude de ações e atividades realizadas por um museu ganharam projeções maiores nos últimos anos com as mídias sociais. A #MuseumWeek é prova disso, e abriu novas possibilidade de comunicação para a construção de relacionamentos entre as instituições e o público.

Um dos participantes da #MuseumWeek 2018, o Memorial da Resistência de São Paulo aposta na força digital para mostrar que um museu pode ser muito divertido na internet. “Quando usamos a hashtag do #MuseumWeek, estimulamos discussões fundamentais sobre a função dos museus no mundo contemporâneo”, explica Marília Bonas, coordenadora do Memorial. “A perspectiva crítica das instituições sobre si mesmas – como a invisibilidade de alguns procedimentos e lacunas nas coleções, além da baixa valorização das áreas técnicas e os desafios cotidianos, acabam alcançando diversos públicos e fortalecendo toda a cadeia do museu”, comenta.

Daniela Alfonsi, coordenadora do Museu do Futebol em São Paulo, fala sobre a participação na #MuseumWeek. “É uma ótima oportunidade para mostrar o Museu do Futebol de forma criativa, além de participar de um evento de cultural que acontece em todo o mundo. A comunicação em um museu não poderia ficar longe das novas tecnologias e linguagens. Temos que participar dessa experiência para entender e propor novas maneiras de conversar com o público”, destaca Daniela.

“Participar da #MuseumWeek é uma forma de espalhar notícias sobre as nossas atividades para todos os tipos de público, e também de saber mais sobre o que está rolando no mundo das artes. O Paço das Artes quer estar em constante diálogo com seguidores e visitantes”, complementa Priscila Arantes, diretora técnica e curadora do Paço das Artes.

Fonte: SEC SP

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31