DISTRITO FEDERAL, Brasília - Dezembro começa trazendo boas notícias para a população de Mariana, em Minas Gerais.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) concluiu a primeira etapa da obra na Catedral da Sé de Nossa Senhora da Assunção, que se refere à restauração arquitetônica da igreja.

Fechada desde janeiro de 2016, a igreja corria sérios riscos estruturais. Assim, nessa primeira fase de obras foram realizados serviços de restauração, incluindo consolidação e reforço estrutural, com monitoramento arqueológico; drenagem de águas pluviais; e instalações hidrossanitárias. Nesse trabalho, foram investidos cerca de R$ 2,72 milhões do programa Avançar, do Governo Federal, por meio do Iphan.

Está em fase final de publicação um processo de licitação para o início de uma próxima etapa de intervenções, referente a restauração dos elementos artísticos integrados da igreja, tal como forro e retábulos, e projetos complementares. A reabertura da Sé ao público dependerá do cronograma dessa segunda etapa, com previsão de ser iniciada ainda no início de 2018.

Foto: Flora Passos/Iphan

A Sé de Mariana
A Catedral da Sé de Mariana tem sua história originada com a construção de uma pequena capela à Nossa Senhora da Conceição, ainda em 1703, posteriormente transformada em sacristia de uma nova e maior igreja, cujas obras começaram em 1713 e resultaram no que, ainda hoje, é o edifício da Matriz. Ao longo dos anos, a edificação recebeu diversos reparos e acréscimos, como uma série de recuperações da nave em 1734 e trabalhos de decoração interna e douramento do altar-mor em 1727.

De aspecto sóbrio, conferido pelo barroco jesuítico, a Catedral da Sé tem a simplicidade das linhas retas de seu frontispício contrastando com um interior marcado por um dos mais significativos conjuntos de talha de Minas Gerais e ricos detalhes decorativos, como importantes obras de Mestre Ataíde, entre outros nomes da arte e arquitetura religiosa mineira.

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31