PARANÁ, Curitiba - O diretor do Museu Paranaense, Renato Carneiro, é o novo chefe da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) da Secretaria de Estado da Cultura.

Doutor em História do Brasil pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Planejamento Governamental, Renato Carneiro está à frente do Museu Paranaense desde 2011.

Há seis anos, Renato Carneiro prometeu recuperar a relevância histórica do Museu Paranaense ao assumir a direção do espaço. A dedicação do historiador e de toda sua equipe gerou resultados e, desde então, o museu tem aumentado o número de visitantes. De 2015 para 2016, por exemplo, o Paranaense teve um crescimento de público de 40%. O reconhecimento veio por meio do Prêmio Panorama do Turismo - Profissionais do Ano – 2016 na categoria Turismo Cultural, recebido no dia 15 de março deste ano.

“Dirijo o Museu Paranaense desde 2011. Nesse período minha equipe e eu conseguimos trazer o Museu para outro patamar de reconhecimento de sua importância, com melhorias no acervo, tanto no que diz respeito ao acréscimo do número de objetos museológicos adquiridos desde então, quanto à organização de reservas técnicas, mas também nas exposições e atividades voltadas ao público. Agora na COSEM, função acumulada com a direção do Paranaense, queremos aproveitar o alto nível de desempenho de nossa equipe para transmitir os conhecimentos adquiridos em nosso dia a dia para outros museus que necessitem de nossa ajuda”, comentou Renato.

COSEM
A COSEM tem o objetivo de promover a articulação entre os museus existentes no Paraná e desenvolver programas de assessoria técnica na área da museologia, promover exposições, programas de capacitação de recursos humanos, intercâmbio com entidades congêneres e projetos voltados aos interesses da comunidade.

Fonte: SEEC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31