MINAS GERAIS, Belo Horizonte - A Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG realiza, nesta semana, a 1ª Jornada de Museus Universitários. As atividades ocorrem hoje e amanhã (24 e 25), no auditório do Museu de Ciências Morfológicas do ICB.

A iniciativa, como diversas outras promovidas pela Rede, nos últimos anos, tem o objetivo de instigar a pesquisa e a reflexão sobre a importância do patrimônio científico e artístico universitário para a formação cultural da sociedade, para a construção da memória das instituições de pesquisa e ensino e para o desenvolvimento da pesquisa baseada em coleção, em diversas áreas do conhecimento.

O evento contará com a presença da professora Marta Lourenço, da Universidade de Lisboa, atual presidente do Comitê Internacional para Museus e Coleções Universitárias do International Council of Museus (Icom), especialista em temas ligados à gestão e extroversão de coleções científicas; e do professor Marcus Granato, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Rio de Janeiro), que desenvolve trabalho de referência sobre a documentação de acervos científicos e tecnológicos.

Integração
O evento ocorre em um ano importante para a Rede. Agora composta de 21 membros, o órgão obteve a aprovação de novo Regimento e criou o Núcleo Integrador, órgão de assessoria técnico-científica formado por pesquisadores e profissionais de áreas correlatas à gestão, conservação e extroversão dos acervos universitários. O Núcleo Integrador tem-se dedicado, ainda, à criação e manutenção de vários grupos de trabalho, destinados à pesquisa e proposição de projetos para o desenvolvimento de protocolos para boas práticas nas áreas de ação educativa, comunicação e público, divulgação de acervos e gestão da informação entre os membros da Rede.

A Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG é constituída por espaços autônomos, que somam esforços e otimizam recursos para dotar seus integrantes de maior organicidade no planejamento e execução de projetos. De acordo com o subcoordenador, professor René Lommez, a estruturação em rede favorece a qualificação das ações e a ampliação do atendimento ao público-alvo, formado pela comunidade universitária, pelos estudantes da educação básica e pela população em geral.

O acesso à Jornada é franco, e não há necessidade de inscrição prévia.

Conheça a programação:
24/11, das 14h às 16h – Workshop com Marta Lourenço
25/11, das 9h às-11h – Mesa-redonda sobre museus universitários, com Marta Lourenço e Marcus Granato
25/11, das 14h às 17h – Reunião do Fórum Permanente de Museus Universitários

Fonte: UFMG

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31