BAHIA, Salvador - Harmonizar o patrimônio edificado e o natural, priorizando a dimensão humana e sagrada do espaço e inspirando os valores religiosos do candomblé por meio da contemplação da natureza e do divino.

Estes são os principais objetivos do projeto de reabilitação e restauro da Casa de Oxumarê, em Salvador (BA), a ser realizado pelo arquiteto Marcelo Ferraz, do Escritório Brasil Arquitetura. No próximo dia 18 de outubro, às 10h, a proposta será apresentada aos órgãos ligados à defesa do patrimônio e da cultura afro-brasileira, entre os quais está o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A nova estrutura também irá agregar um forte componente de funcionalidade ao patrimônio edificado, que atenderá adequadamente às necessidades da comunidade e dos inúmeros religiosos e turistas de todo o país que visitam o terreiro matriz do Candomblé durante todo o ano, garantindo, ainda o atendimento aos parâmetros modernos de segurança e salubridade.

A Casa de Oxumarê foi tombada pelo Iphan em 2013. No ano de 1904, o axé do terreiro foi estrategicamente transplantado para uma colina do bairro da Federação, em decorrência das fortes perseguições policiais da época. Após 112 anos, o terreiro apresenta problemas estruturais que colocam em risco o patrimônio cultural. Os imóveis que circundam o barracão principal foram construídos de forma irregular e alguns correm risco de desabar sobre o edifício principal. Também não atendem funcionalmente ao grande número de filhos e filhas de santo que participam das celebrações religiosas, assim como não dispõem de acessibilidade para locomoção das sacerdotisas mais idosas, nem banheiros para visitantes. A contínua erosão do solo da encosta agravou-se nos últimos anos causando deslizamentos de terra e queda de arvores sagradas que impedem a celebração de rituais centenários junto aos altares externos.

Sendo a Casa de Oxumarê a matriz de uma extensa rede de terreiros espalhados por todo Brasil e pelo mundo, este projeto é de grande importância pois poderá  tornar-se referência padrões de qualidade da arquitetura religiosa do candomblé.

A Casa de Oxumarê fica na avenida Vasco da Gama, n˚ 343, Federação, em Salvador.

Fonte: Iphan

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31