RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro, expõe, até 31 de outubro, reproduções de importantes obras do acervo da instituição que obtiveram o título Memória do Mundo – reconhecimento criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para patrimônios de caráter documental: livros, manuscritos, fotos ou filmes clássicos.

Entre as peças expostas está a Coleção do Imperador: Fotografia brasileira e estrangeira do século XIX, que reúne parte do registro fotográfico feito por Dom Pedro II, no Brasil. Formada por mais de 21 mil fotografias, a coleção levou 20 anos para ser resgatada pelo departamento de iconografia da FBN e foi a primeira a receber o prêmio Memória do Mundo, categoria internacional, da Unesco, em 2003. Recentemente, esse arquivo também recebeu o reconhecimento de Memória do Mundo América Latina e Caribe.

Na avaliação do historiador Joaquim Marçal, da FBN, que esteve à frente processo de recuperação do arquivo de Dom Pedro e participa do Comitê da Unesco responsável pela seleção de documentos candidatos ao prêmio, as fotos têm relevância histórica mundial. "Esta é a coleção mais abrangente de fotografia feita por qualquer governante do mundo, no século XIX. Naquele período, todos os governantes colecionavam fotos, como a Rainha Vitória (Inglaterra), Napoleão III (França) e tantos outros. No entanto, nenhum deles tinha uma coleção que abordava temas tão distintos quanto como a de Dom Pedro II, que tratava de astronomia, medicina, arqueologia, botânica, costumes, arquitetura, artes, educação, apenas para citar alguns", destacou.

Importantes manuscritos musicais também integram a mostra, como as coleções documentais do maestro Carlos Gomes e do pianista Ernesto Nazareth. Os visitantes poderão, ainda, conferir os manuscritos autografados de Carlos Gomes das óperas Maria Tudor, Fosca, Salvator Rosa e O Guarany, que já foram apresentados no Teatro alla Scala, de Milão. Já o acervo de Nazareth inclui um conjunto de documentos musicais de algumas das 211 peças compostas pelo pianista. Ernesto Nazareth foi responsável pela criação de formas melódicas e harmônicas inconfundíveis, que se tornaram referência da musicalidade nacional.

Outros acervos
O trabalho desenvolvido pela Casa Literária do Arco do Cego, empreendimento editorial em Portugal dirigido pelo botânico brasileiro Frei José Mariano da Conceição Veloso, também está presente na exposição da FBN, que detém 498 matrizes de gravuras em seus arquivos.

Da série de manuscritos de valor histórico, a Biblioteca Nacional traz ainda outras coleções já reconhecidas pela Unesco, como Alexandre Rodrigues Ferreira - Viagem filosófica: expedição científica de Alexandre Rodrigues Ferreira nas Capitanias de Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá – 1783 a 1792; Carta Real de Abertura dos Portos Marítimos ao Comércio com as Nações Amigas;  Atlas e mapa do cartógrafo Miguel Antonio Ciera; Cultura e Opulência do Brasil, de André João Antonil; Cartas Andradinas, de José Bonifácio; e Guerra do Paraguai – A guerra da tríplice aliança: representações iconográficas e cartográficas.

Histórico do prêmio
No final da década de 90, a Unesco criou a categoria Memória do Mundo (Memory of the World) para premiar patrimônios documentais. Na época, foi um comitê constituído na divisão da Sociedade da Informação da entidade, em Paris, com participação de pessoas ligadas à área cultural de vários países. Somente após o prêmio recebido pela Biblioteca Nacional, em 2003, com a coleção de fotos do Dom Pedro II, foi desenvolvido um comitê regional para cuidar do reconhecimento para a América Latina e Caribe, além de outro nacional para a indicação de fundos documentais do Brasil.

Saiba mais sobre o acervo da exposição.
 
Serviço
Coleção Memória do Mundo da Biblioteca Nacional
Até 31 de outubro
Horário de visitação: segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h30 às 14h.
Local: Fundação Biblioteca Nacional, Av. Rio Branco, 219, 2º andar, Rio de Janeiro (RJ)

Fonte: MinC

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31