BAHIA, Salvador - Cultura, sustentabilidade e memória são alguns dos tópicos a serem discutidos durante a 10ª edição da Primavera dos Museus, que levará a temática “Museus, Memória e Economia da Cultura” para os espaços vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) entre os dias 19 e 25 de setembro.

Na quarta-feira 21/09, a partir das 9h30, acontece o Desfile de Instrumentos Tradicionais com a Orquestra Museofônica de Emília Biancardi. A ação percorrerá as ruas do Centro Histórico, tendo como ponto de partida o Centro Cultural Solar Ferrão.

Dando continuidade à programação do dia, a Dimus promove das 10 às 14h, a “2ª Feira Educativa - Economia Solidária nos Museus”, que se realiza no Colégio Estadual Azevedo Fernandes, proporcionando ao público uma experiência prática de consumo consciente e sustentável. “A ação tem como proposta a realização da troca de itens doados pelo público e da utilização do ‘Pelô’ (Moeda Social criada para o evento), a fim difundir uma outra forma de desenvolvimento possível, mais social e econômico”, afirma Fátima Soledade, museóloga da Dimus.

A ação funciona dessa forma: o público é convidado a juntar artigos que queira doar, em bom estado de conservação; as doações devem ser feitas nos Postos de Coletas (museus participantes, LabDimus e Palácio da Aclamação); no posto de coleta, haverá um responsável pela triagem dos itens doados e emissão da moeda de troca (para cada item de troca, o participante receberá 01 PELÔ); realização de trocas do PELÔ por itens na feira do dia 21/09.

As doações já podem ser feitas no Solar Ferrão/Abelardo Rodrigues (Rua Gregório de Matos, 45), Tempostal (Rua Gregório de Mattos, 33), Udo Knoff (Rua Frei Vicente, 3), LabDimus (Rua Gregório de Mattos, 39, subsolo) – todos localizados no Pelourinho - e Palácio da Aclamação (Av. Sete de Setembro, 1330, Campo Grande).

A Primavera dos Museus é um evento idealizado pelo IBRAM que acontece anualmente, apresentando uma temática específica a ser abordada nas rodas de conversa, oficinas e atividades promovidas pelos espaços participantes. Neste ano a iniciativa discute o tema “Museus, Memória e Economia da Cultura”, que pauta as relações entre os museus e as trocas de cultura com a sociedade, além de questões como sustentabilidade e fortalecimento comunitário. A 10ª Primavera dos Museus acontece entre os dias 19 e 25 de setembro.

Fonte: Secult BA

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31