BRASIL, São Paulo -  Arquitetos brasileiros, argentinos e paraguaios reúnem-se nesta semana, de 7 a 10 de agosto, em Assunção (Paraguai), para um workshop de estudos sobre cultura, arquitetura, soluções urbanas e desafios sociais presentes na sociedade paraguaia.

Organizado pela Goma Oficina, de São Paulo, e pelo Colectivo Aqua Alta, de Assunção, o workshop é uma atividade preparatória para a mostra 'ArqPy - Arquitetura Contemporânea no Paraguai', que será realizada em São Paulo, a partir de novembro próximo.

"A cultura do Paraguai é pouco conhecida pelos brasileiros, o que gera uma série de visões preconceituosas sobre o país vizinho. A atividade busca um ‘mergulho’ na cultura paraguaia para a preparação da mostra sobre arquitetura e cultura que faremos a partir de novembro na sede do Unibes Cultural, em São Paulo", explica o arquiteto e fotógrafo Lauro Rocha, da Goma Oficina.

O workshop tem a participação de professores-palestrantes da Universidade Nacional de Assunção e da Universidade Católica, além de estudantes de arquitetura e de jovens arquitetos da Argentina. Juntos, eles pretendem realizar expedições urbanas pela capital paraguaia para mapear seu território urbano e estudar a arquitetura contemporânea do país, hoje reconhecida internacionalmente. Solano Benitez, Javier Corvallan, José Cubilla, Luis Alberto Elgue e suas ousadas construções de tijolos tornaram-se referências presentes em exposições e publicações internacionais.

Serão quatro dias de trabalho coletivo para entender melhor como nasceu essa forma de projetar e construir que está seduzindo olhares de pessoas no mundo inteiro. "Arquitetura não é uma atividade isolada, ela nasce de um caldo cultural que envolve a história, idiomas, economia, música e até a gastronomia do lugar. Nossa ideia é entender essa cultura para produzir a exposição em São Paulo", explicam os arquitetos da Goma Oficina.

#Sobre a Goma Oficina
Goma Oficina Plataforma Colaborativa é um coletivo de arquitetos e artistas associados, que desde 2010 trabalha com frentes interdisciplinares. Reconhecida internacionalmente pela gama de atuação diversa, principalmente pelo viés de um olhar crítico e artístico, o coletivo já realizou projetos, mostras e atividades no Brasil, além de participar da última edição da Bienal de Veneza, em 2016.
Contato: 11 993749350  | 11 3661 7608 | 11 3663 5829 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 174 - Campos Elíseos - São Paulo

#Sobre o Colectivo Aqua Alta
O Aqua Alta é um grupo de arquitetos comprometidos socialmente, que realizam projetos, propostas urbanas e soluções concretas de interesse público e acadêmico. Entre suas intervenções, destacam-se as pontes flutuantes construídas para atender a bairros isolados do centro de Assunção durante as cheias do rio Paraguai.
Contato: + 595 981916439 | colectivoaquaalta.org

Fonte: divulgação por e-mail

Agenda

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31