edição brasileira, 

ISSN 1981-6332

Revista MUSEU - cultura levada a sério O portal definitivo que mostra os bastidores
dos museus, a criatividade dos profissionais
da área e seus projetos inovadores,
divulgando a cultura no Brasil e no mundo.
   cultura levada a sério  
Busca no site
Em Foco
Artigos
Notícias
O Escriba
Glossário
Galeria
Na Estrada
Vitrine
Canal RM
Publicações
Loja RM
RM Imports
Projetos
Agenda
Endereços
Legislação
Links
Em Contato
Cadastre-se
Nossa Equipe
Parcerias
Patrocínio
Publicidade
Brindes
Expediente

O seu apoio é muito importante para nós !
Clique aqui e faça do Revista Museu sua Home Page Inicial !!
   
  . . . < E m . F o c o > .
. < R e p o r t a g e m > .
 
 
O Apagar das Luzes de um Símbolo

 
 

O Percurso Histórico da Casa das Rosas

Início e término de um museu virtual e de um espaço cultural na cidade de São Paulo.

por Paulo Vergolino

          Como um dos poucos imóveis residenciais ainda presentes na Av. Paulista, a Casa das Rosas foi projetada pelo escritório de Ramos de Azevedo e serviu de moradia a seus descendentes diretos durante 51 anos. O patriarca e antigo dono do terreno foi responsável pelo mais afamado escritório de arquitetura e engenharia da cidade – a firma F. P. Ramos de Azevedo –,  construtora de inúmeros edifícios residenciais e comerciais nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, tanto do interior quanto do litoral, na virada do século XIX.

          O imóvel foi inicialmente habitado pelo casal Lúcia Ramos de Azevedo e Ernesto Dias de Castro e posteriormente pertenceu ao filho do casal, Ernesto Dias de Castro Filho. Sua segunda esposa foi a última descendente de uma família de bem nascidos que, por duas gerações, usufruíram o melhor que a cidade e o conforto de um casarão como aquele poderia oferecer na época, com quase trinta cômodos, quatro andares e repleto de materiais de construção importados.

          Porém, os anos passaram, a firma de Ernesto Dias de Castro – importadora de materiais de construção que havia passado para a geração de Ernesto Filho – fechou e a família ficou gradativamente exposta a uma situação financeira cada vez mais difícil. Os impostos tornaram-se cada vez mais altos, o que os obrigou a vender o imóvel e o terreno, localizado em uma das regiões mais valorizadas do país. A Construtora Júlio Neves comprou-os com a intenção de construir dois grandes prédios comerciais em um terreno de 5.500 m². Neste ínterim, por volta de 1985, o CONDEPHAAT tombou o casarão, e a sua desapropriação foi concluída no ano seguinte. Por sua vez, a Construtora Júlio Neves elaborou uma proposta apresentada à Secretaria de Estado da Cultura de que a Construtora se responsabilizaria totalmente pelo restauro do imóvel caso aquele Órgão permitisse a construção de um de seus prédios comerciais nos fundos do imóvel. O acordo foi fechado e a casa, quase por milagre, foi salva da demolição.


´Banheiro Rosa´, em estilo
Art Dèco, com louças inglesas.

          Em 11 de março de 1991, surgiu então, a Casa das Rosas, destinada a apresentar mostras temporárias de obras do acervo artístico do Estado, com uma área de atuação ampliada e voltada prioritariamente à divulgação dos acervos e das iniciativas da rede estadual de Museus e do Departamento de Museus e Arquivos (DEMA). Após um período em que esteve fechado, o espaço foi reaberto em 1995 sob a direção do artista plástico José Roberto Aguilar, com a proposta de ser um espaço cultural dedicado a exposições interdisciplinares.

          Aguilar, como um legítimo representante da geração vanguardista da década de 60 e antenado com praticamente todas as propostas e perfis contemporâneos, iniciou sua gestão visando apresentar ao público todas as últimas tendências nacionais e internacionais da arte contemporânea, em mostras das mais variadas.

          Ao longo de nove anos, o local apresentou mostras antológicas, dentre as quais podemos citar: O mundo de Mário Schenberg; Luz ; Desex-plós-ignição; Rosas Rosa etc., que levaram milhares de visitantes a entrar em contato com o melhor da arte multimídia e que abriram espaço para a exposição de trabalhos de mais de 600 artistas plásticos.

          Ainda no decorrer deste período, a Diretoria também promoveu uma série de debates, palestras e discussões sobre os mais variados temas pertinentes à área cultural, e vinha realizando o Projeto “Segundas Rosas Feiras”, com o intuito de apresentar mais de 200 grupos pertencentes às áreas da dança, da música, do teatro, do vídeo e de performances. O Projeto contava com o patrocínio da empresa de máquinas para o setor metalúrgico IRAM e foi premiado pela APCA em 2001.

          Também a partir de 1995 se deu o ingresso das primeiras mostras no website da Casa (http://www.dialdata.com.br/casadasrosas - n.e.: link desativado) , com o objetivo de promover, em ambiente virtual, a função da preservação, tão peculiar a instituições museais.

          O site era dividido basicamente em quatro acessos principais: homepage, ou seja, a página principal, que continha a localização da Casa no mapa da cidade e as possibilidades de acesso via metrô, além da indicação das exposições realizadas no local, links para cada uma e o fornecimento de informações pontuais sobre o Museu através de itens como: performances; a Casa das Rosas; WebCanal; exposições; apoios/ patrocínios; endereço, telefone e e-mail para contato.


Packard 1937, que pertenceu a Ernesto Dias
de Castro Filho (coleção particular).

          De acordo com o andamento das mostras e com a introdução imediata destas no site, o Museu Virtual Casa das Rosas passou a contar, em conjunto com o Espaço Cultural, com mais de 1.400 páginas que disponibilizavam, durante as 24 horas do dia, as mais diversas informações sobre aquele Espaço, qualificando-o como um dos melhores e mais completos museus virtuais do Brasil.

          É relevante citar que a Casa das Rosas nunca foi possuidora de acervo material, o que a qualifica como Espaço Cultural: todas as suas mostras foram realizadas com peças que vieram de fora da instituição ou foram confeccionadas especialmente para cada evento, sendo devolvidas ou desmontadas ao final de cada exposição. Conclui-se, portanto, que as informações contidas no website tornaram-se as únicas capazes de informar o público acerca da instituição como um todo.

          Contudo, no início de março deste ano, a Secretaria de Estado da Cultura comunicou à Casa das Rosas a necessidade de cancelamento de toda a programação do Espaço a partir de abril de 2003, agonia esta que se estendeu até o final daquele mês, quando o Espaço fechou definitivamente as portas, decretando também o fim de seu museu virtual.

          Seguiram-se diversas manifestações em prol da permanência do Espaço dedicado à arte contemporânea desde sua criação. Em 31 de março, último dia do Projeto “Segundas Rosas Feiras”, manifestantes pararam a Avenida Paulista carregando faixas de protesto nas quais se lia: “Assalto à Cultura”. Na semana seguinte, outra manifestação reuniu cidadãos e artistas que, juntos, pintaram uma tela de 80 metros em frente à Casa das Rosas. Cobriram também o “luminoso” da Casa com um plástico preto em sinal de descontentamento perante a decisão tomada pela Secretaria da Cultura.

          Tal movimento também conta com um site – http://www.rosassim.hpg.com.br - que permite aos interessados acompanharem de perto as negociações, encabeçadas por diversos artistas plásticos que tentam reverter a situação junto ao Governo do Estado.

          Segundo a Secretaria de Estado da Cultura, a Imprensa Oficial deverá ser transferida para aquele local, que funcionará em conjunto com um espaço a ser dedicado à leitura, e que deverá colocar também à disposição uma biblioteca virtual, oficinas para discussão de leituras, workshops e palestras. O local deverá abrigar um showroom da Gráfica, responsável pela edição do próprio Diário Oficial, além de publicações de áreas diversas, como as da Universidade de São Paulo  (USP).

          Segundo informações, o acervo digital da Casa das Rosas ficará sob a guarda do Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo.

--------------------
Bibliografia:

  • NASSER, Lia. Secretaria da Cultura do Estado fecha Casa das Rosas e cria polêmica. Disponível em http://www.ig.com.br/Home/cityguia/artigos. Acesso em: 25 jun. 2003.
  • VERGOLINO, Paulo Leonel Gomes. A residência de Ernesto Dias de Castro, típica morada da elite no final do século XIX e início do século XX, em plena década de 30. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea, Universidade de São Paulo, 1998. (Trabalho de Conclusão de Curso).
  • VERGOLINO, Paulo Leonel Gomes. Museus virtuais: uma análise sobre o histórico pertencente ao site do Espaço Cultural Casa das Rosas, sob o prisma da preservação da informação. São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, 2000. (Trabalho de Conclusão de Curso).

--------------------
O autor é formado em Arte Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPa). Especialização em Museologia no Museu da Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em 1999 e pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, também da USP, em 2001. Reside e trabalha em São Paulo.
-------------------

- Postado em 13 de julho de 2003 \ 13:24 por Editoria RM

Leia também:

>> As muitas Copacabanas e o rosário

>> Clique aqui para fazer um comentário.


Diga de 0 a 5 o que você achou da matéria.
012345




Edições Anteriores

31/3/2014 - Galeria de Arte Digital do Sesi-SP apresenta a 2ª edição da `PLAY!`
31/3/2014 - Expo `Acervo MAM – Obras restauradas` em cartaz até 13 de abril
25/10/2013 - Decreto 8.124, de 17 de Outubro de 2013 - Estatuto de Museus e IBRAM
9/9/2013 - O retrato do abandono - a Praça da Sé de Salvador, BA
21/8/2013 - `GENESIS`, com 245 fotos de Sebastião Salgado, chega SESC de Belenzinho
21/8/2013 - Paço Imperial recebe a maior mostra dedicada a Beatriz Milhazes
8/8/2013 - O Museu conquista novas mentes e espaços no país
22/7/2013 - `A Arte a Serviço da Fé`, MHN/RJ
14/5/2013 - Presidente do ICOM/BR fala sobre a 23ª Conferência Mundial
11/4/2013 - Casa Daros - um espaço de encontro para arte, educação e comunicação
2/4/2013 - Museu do Café de Santos completa 15 anos de atividades
18/3/2013 - `Polaridades`, Coleções MAM / RJ
13/3/2013 - Mostra `Um Olhar sobre o Brasil`, CCBB RJ
9/1/2013 - Museu Histórico Nacional inaugura a exposição `Coleções entre Coleções`
3/1/2013 - Bispo do Rosário ganha reedição de livro em homenagem ao seu centenário
27/11/2012 - Museu vai à Feira
27/7/2012 - Livro “O Rio que o Rio não vê” revela segredos da arquitetura do centro histórico carioca
27/7/2012 - Adriana Barreto – Agora Sim
13/12/2011 - `ROMA - Tesouros do Grande Império`, MG e SP
15/8/2011 - `Histórias preciosas da Magna Grécia ao Terceiro Milênio`, MHN, RJ
8/8/2011 - Uma viagem aos Museus da China
30/4/2011 - Krajcberg comemora 90 anos com exposição em Salvador
20/1/2011 - Projeto inaugura benfeitorias no Memorial dos Povos Indígenas, Brasilia/DF
20/1/2011 - `Abracaldabra`, de Yara Mattos, discute relação museu-educação
22/11/2010 - Restauração e Modernização do MHN, RJ
25/10/2010 - Exposição `Islã` no CCBB Rio de Janeiro
19/4/2010 - Guia online Museion Techné comemora 01 ano de sucesso
15/4/2010 - Museu Eugênio Teixeira Leal celebra seus 25 anos
14/1/2010 - MNBA comemora 73 anos com programação especial
30/7/2009 - Rio de Janeiro comemora Centenário do Theatro Municipal
13/7/2009 - MHN traz Guerra Civil Espanhola em `Pierre Verger - Andalucía` e `Cartazes da Guerra`
21/5/2009 - Guia Museion Techné é lançado no Dia Internacional de Museus
15/5/2009 - O País comemora a 7ª Semana Nacional dos Museus
12/1/2009 - Documentos Preciosos com Selos Pendentes -
3/11/2008 - Bijagós, mestres da escultura
26/9/2008 - Entrevista com Enrique Iglesias - `Sociedade da informação exige do cidadão a capacidade de ler`
30/8/2008 - 1968 e a Morte dos Museus
1/5/2008 - Cadastramento 2008 Revista Museu
1/5/2008 - O País comemora a 6ª Semana Nacional dos Museus
4/4/2008 - Exposição “Um Novo Mundo, Um Novo Império: A Corte Portuguesa no Brasil”
19/10/2007 - Exposição `Lusa - a matriz portuguesa`, CCBB/RJ
1/10/2007 - Luiz Guides - dezessete anos produzindo arte
30/9/2007 - Lançamento da Primavera dos Museus
17/8/2007 - Grupo Santander comemora 150 anos com arte de Vera Barcellos
17/8/2007 - IPHAN organiza a `Primavera dos Museus` em 2007
1/8/2007 - Edital do BNB destina R$ 3 milhões à cultura em 2008
18/7/2007 - Exposição `Atlas Américas` explora panorama continental no Rio
1/5/2007 - O País comemora a 5ª Semana Nacional dos Museus
1/5/2007 - Arqueologia na Igreja da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba
1/5/2007 - Livro apresenta as origens do Museu Paraense Emílio Goeldi
17/1/2007 - MNBA apresenta a exposição `O Olhar Modernista de JK`
17/1/2007 - Iphan comemora 70 anos de atuação no Brasil
14/12/2006 - Lançada obra mais completa sobre Margaret Mee
14/12/2006 - Petrobras lança seleção pública de projetos culturais para 2007
26/11/2006 - O Rio de Janeiro na Rota dos Mares do Sul
26/11/2006 - Brasil recebe pela 1ª vez exposição de Arte Românica
9/11/2006 - Ministério da Cultura lança o Programa CulturaPrev
9/11/2006 - Aleijadinho e seu Tempo - Fé, engenho e arte
20/9/2006 - A beleza do Rococó aflora na Igreja do Bom Jesus de Matozinhos, MG
20/9/2006 - Portaria Normativa nº1, 05/07/2006 - Plano Museológico dos Museus do IPHAN
6/8/2006 - Anish Kapoor apresenta `Ascension` nos CCBB Rio, Brasília e São Paulo
6/8/2006 - Vera Tostes fala sobre as obras de restauração do MHN, RJ
5/7/2006 - Programa Petrobras Cultural 2006 divulga projetos aprovados
4/7/2006 - José Nascimento Jr. fala sobre Projeto de Governo e realizações já alcançadas
18/5/2006 - Museu Histórico Nacional inaugura Projeto de Modernização
6/5/2006 - Lula garante a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial
5/5/2006 - Ao Mestre, com carinho
10/4/2006 - O Banquete dos Museus Está Servido
12/3/2006 - Arte Sacra da Diocese de Beja é exposta no Paço Episcopal de Faro
12/3/2006 - Museu Júlio de Castilhos - um século contando a história gaúcha
15/12/2005 - “O que digo que nessas danças/Satã tem parte ligada”: os calundus das Gerais.
15/12/2005 - Museologia em Debate - A criação do IBRAM
24/11/2005 - IPHAN divulga projetos aprovados no 2º Edital Modernização de Museus
21/11/2005 - Museologia em Debate 1 - Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM
9/11/2005 - Ex-votos da sala de milagres do Santuário de Bom Jesus da Lapa na Bahia
25/8/2005 - Lula assina Decreto instituindo o Sistema Federal de Cultura
10/8/2005 - Uma Política Cultural para os Museus Argentinos
10/8/2005 - Concurso Público IPHAN - Sobre Edital 2/2005 e nossas Dicas de Estudos
24/6/2005 - Edital nº 1, IPHAN, 22 de junho de 2005 - Concurso para Vagas de Curso Superior
24/6/2005 - Anexo I - Quadro de Vagas
24/6/2005 - Anexos II , III e IV - Agências de Correios / Cidades de Prova / Exames Médicos
7/6/2005 - Portaria Nº 132, 19/maio/2005 - Procedimentos para saída de obras de arte
1/4/2005 - José Nascimento Jr. analisa 2 anos de atividades no MinC
1/4/2005 - MinC faz balanço da ação da Política de Museus 2003-2004
3/3/2005 - A Preservação Cultural em Ribeirão Preto, SP
10/1/2005 - Andre Angulo - turismo rural no Vale do Paraíba - parte 01
10/1/2005 - Andre Angulo - turismo rural no Vale do Paraíba - parte 02
10/1/2005 - Andre Angulo - turismo rural no Vale do Paraíba - parte 03
10/1/2005 - BNDES investe R$5 milhões em projetos de preservação de acervos em 2005
8/11/2004 - Decreto Nº 5.264, Sistema Brasileiro de Museus
1/9/2004 - Expo `Arte Popular - Arte de Ponta`, BNDES
24/8/2004 - Heloísa Costa - 1. Um Caso de Excelência na Bahia
24/8/2004 - Heloísa Costa - 2. Restauro de Bens, Resgate Social e Reconhecimento Internacional
24/8/2004 - Heloísa Costa - 3. O Trabalho na UNESCO e o Intercâmbio de Profissionais
24/8/2004 - Heloísa Costa - 4. As Ações Iniciais no IPAC e a Criação da Lei Estadual 8.899
22/8/2004 - Petrobras faz pré-lançamento do Catálogo Raisonné de Portinari
11/8/2004 - `Rio Ateliês` mostra processo criativo de jovens artistas contemporâneos
11/8/2004 - `Rio Ateliês` - Apresentação, por Piedade Grimberg
3/8/2004 - Portaria nº 299 - IPHAN, 06 de julho de 2004
3/8/2004 - Portaria nº 299 - ANEXO I
3/8/2004 - Portaria nº 299 - ANEXO II
3/8/2004 - Portaria nº 299 - ANEXO III
2/8/2004 - A fragilidade oculta da conservação no Palácio do Catete
2/8/2004 - Editorial - A Ação dos Profissionais e sua Conscientização
2/8/2004 - Leia também - O ICOM-CC e o Conservador-Restaurador
28/7/2004 - A Ciência da Informação e os Museus de Ciência
2/7/2004 - CCPF - O resgate da memória através da fotografia
15/6/2004 - Editorial - O Mês dos Museus no Brasil e no Mundo
15/6/2004 - Sistema Brasileiro de Museus - Minuta do Decreto
15/6/2004 - Sistema Brasileiro de Museus - Exposição de Motivos
12/6/2004 - Polícia Federal e Interpol juntas contra o tráfico ilícito de obras de arte
5/6/2004 - Decreto amplia Floresta da Tijuca no Dia do Meio Ambiente
18/5/2004 - Carlos Martins - aspectos da Museografia no Brasil
12/5/2004 - S.O.S. Patrimônio - listagem do acervo furtado do Museu Nacional, RJ
14/4/2004 - Portaria nº 122 - IPHAN, 02 de Abril de 2004
14/4/2004 - Portaria nº 122 - I - Das Disposições Preliminares
14/4/2004 - Portaria nº 122 - II - Metodologia
14/4/2004 - Portaria nº 122 - III - Dos Critérios de Intervenção
14/4/2004 - Portaria nº 122 - IV - Das Edificações Excepcionais
14/4/2004 - Portaria nº 122 - ANEXO I - Definições de Taxa de Ocupação, Coeficiente de Aproveitamento e Tabela de Taxa de Ocupação da Área denominada de ZPE I
14/4/2004 - Portaria nº 122 - ANEXO II - Áreas Verdes
14/4/2004 - Portaria nº 122 - ANEXO III - Pequenas Obras e Serviços de Manutenção dos Telhados
14/4/2004 - Portaria nº 122 - ANEXO IV - Instalações de Piscinas, Toldos e Sistemas de Aquecimento com Captação de Energia Solar
13/4/2004 - Portaria nº 122 - ANEXO V - Abertura e Fechamento de Vãos em Fachadas e Construções Provisórias
13/4/2004 - Portaria nº 122 - ANEXO VI - Apresentação de Anteprojetos e Projetos Arquitetônicos para Análise e Aprovação do IPHAN
1/4/2004 - A Olaria Portuguesa através dos Tempos
4/3/2004 - O Retábulo da Serra Negra e suas Imagens - Introdução / O Retábulo / As Imagens
4/3/2004 - O Retábulo da Serra Negra e suas Imagens - da Reconstituição à Conclusão
4/3/2004 - O Retábulo da Serra Negra e suas Imagens - Descrição da Imagem
4/3/2004 - O Retábulo da Serra Negra e suas Imagens - Descrição da Fazenda
3/3/2004 - O Retábulo da Serra Negra e suas Imagens - Referências
1/3/2004 - Diretor do DEMU fala sobre Sistema Nacional e Lei Orgânica para 2005
1/3/2004 - Preparação da Agenda para o Dia Internacional de Museus
19/1/2004 - Museu da Inconfidência - Nova Filosofia de Resgate Urbano
19/1/2004 - Belém do Pará – Museu a céu aberto
13/1/2004 - Centro Histórico de Santos brilha como cenário de `Um Só Coração`
1/12/2003 - Uma Nova Ótica para o Museu da República
1/12/2003 - A Minas Setecentista revisitada no Museu de Arte Sacra de Mariana
3/10/2003 - Museu da Inconfidência - A Construção de um Ideal
3/10/2003 - O Herbário do Museu Nacional - Novos Rumos
14/9/2003 - Museu Regional revela arte e comércio em São João del Rei
5/9/2003 - São Paulo - A Vez do Centro
19/8/2003 - Museu Nacional - Uma Luz no Longínquo Fim do Túnel ?
14/8/2003 - Decreto 4.805 - ANEXO III
14/8/2003 - Decreto 4.805 - ANEXO II-B
14/8/2003 - Decreto 4.805 - ANEXO II-A
14/8/2003 - Decreto 4.805 - ANEXO I
14/8/2003 - Decreto 4.805, de 12 de agosto de 2003
11/8/2003 - PNM - Relatório Parcial de Atividades
3/8/2003 - O ateliê de restauração de Marylka Mendes
13/7/2003 - O Apagar das Luzes de um Símbolo
16/6/2003 - BIENAL DE VENEZA 2003
15/6/2003 - PNM 05 - Expediente - Governo Federal / Profissionais / Museus / Órgãos
15/6/2003 - PNM 04E - Prog. de Formação e Capacitação - Bibliografia
15/6/2003 - PNM 04D - Prog. de Formação e Capacitação - Fluxogramas / Potencialidades / Considerações
15/6/2003 - PNM 04C - Prog. de Formação e Capacitação - Propostas Específicas (Estratégias)
15/6/2003 - PNM 04B - Prog. de Formação e Capacitação - Considerações / Princípios / Consulta
15/6/2003 - PNM 04A - Prog. de Formação e Capacitação - Apresentação / Introdução
15/6/2003 - Especial - Política Nacional de Museus - Índice
15/6/2003 - PNM 03 - Bases para a Política Nacional de Museus
15/6/2003 - PNM 02 - Palavra do Secretário do Patrimônio, Museus e Artes Plásticas
15/6/2003 - PNM 01 - Palavra do Ministro da Cultura
25/5/2003 - ESPECIAL - POLÍTICA NACIONAL DE MUSEUS
26/4/2003 - Manifesto contra a destruição do patrimônio histórico do Iraque
3/4/2003 - SANTOS REINAUGURA EDIFÍCIO DA ALFÂNDEGA
2/4/2003 - CULTURA NO GOVERNO LULA: UMA VISÃO ESTRATÉGICA DO MinC
20/3/2003 - Museu de Valores, Recife, Pernambuco
20/2/2003 - São Sebastião Mártir
20/12/2002 - A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ATRAVÉS DE CENTROS DE MEMÓRIA
 
     
     
voltar ao topoVoltar ao Topo
Revista Museu Site desenvolvido por Clube de Ideias
Copyright © 2001-2009

Conheça nossa política de privacidade.